Seminário Comércio Internacional estimula empresários

Para incentivar empresas piauienses a estabelecerem parcerias técnicas, comerciais e financeiras com empresas estrangeiras, que possam trazer investimentos para o Estado, o Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), realizou na última quinta-feira, 10, no Salão Ipê, do Rio Poty Hotel, o Seminário Comércio Internacional. O evento tem palestras.

O governador Wellington Dias, que abriu o evento, ministrou a palestra inaugural, O Piauí no cenário internacional. Participam do evento, que começou no início da manhã e vai até as 18h, o coordenador da CRI, Sérgio Vilela; o secretário estadual do Turismo, Sílvio Leite; Paulo Vilarinho, secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico; Paulo Roberto Alvarenga, representante do Ministério das Relações Exteriores; e John Barrett, secretário de Assuntos Econômicos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, entre outros.

Empresários e gestores estaduais da área de comércio e desenvolvimento econômico participam do evento. Em sua palestra inaugural, o governador Wellington Dias afirmou que o Piauí vem expandindo suas relações internacionais para fazer frente às necessidades atuais. “O mundo já se globalizou e o que discutimos agora é a velocidade que podemos alcançar nessa integração”, disse.

Em seguida, ele falou dos investimentos em obras de infraestrutura que o Estado tem feito, e de como vem estimulando Parcerias Público Privadas para aproveitar o bom momento que o Brasil desfruta no cenário internacional.

Wellington Dias afirmou que o Estado tem apostado em um sistema de transporte intermodal, que inclua hidrovias, rodovias, ferrovias e aerovias. Inclui novas fontes de energia renovável, como usinas eólicas e hidroelétricas.

Ele fez questão de mostrar aos empresários que o Piauí está inserido no contexto do país como um local seguro para investidores de todo o mundo, que também querem aproveitar a situação econômica atual do país, favorável à abertura de novos negócios. “Hoje, nós estamos mais preparados para ampliarmos relações internacionais”, disse ele, estimulando os empresários piauienses a buscarem parcerias com empresas do exterior.