Quase 40% dos jovens de até 16 não conclui fundamental

 

 

 

No Tocantins, em 2008, 39,8% dos jovens com 16 anos não conseguiram concluir o ensino fundamental, de acordo com a pesquisa De Olho nas Metas 2009 divulgada pelo movimento Todos pela Educação. O Estado ocupa o 13º lugar no ranking, com 60,2% dos jovens com 16 anos que concluíram o ensino fundamental.

Apesar de quase 40% dos jovens com 16 anos, no Tocantins, não terem terminado o ensino fundamental, o Estado conseguiu superar o índice proposto pelo Todos pela Educação que indicou um percentual de 57,9% que o estado deveria atingir. Entretanto, o presidente executivo do movimento Todos pela Educação, Mozart Nevez Ramos, explica que o objetivo é que em 2021 todos os estados alcancem 95% relacionado aos jovens com 16 anos. “Se o Tocantins mantiver este ritmo de crescimento ele não conseguirá atingir a meta proposta”, afirma.

Por isso, Ramos alerta que é necessário o governo iniciar uma estratégia de ações para que o Estado consiga alcançar esse objetivo. “As crianças e jovens serão os mais beneficiados. Para que a educação seja cada vez mais democratizada temos que pensar a longo prazo e começar a traçar e executar ações agora.”

A pesquisa, divulgada na semana passada, tem como objetivo monitorar indicadores educacionais de acesso e qualidade a partir de cinco metas: Meta 1 – toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 – toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; Meta 3 – todo aluno com aprendizado adequado à sua série; Meta 4 – todo jovem com 16 anos que concluíram o ensino fundamental e jovens até 19 anos que concluíram o ensino médio; Meta 5 – investimento em Educação ampliado e bem gerido. As metas devem ser atingidas até o bicentenário da Independência, em 2022. O Estado do Tocantins foi avaliado na Meta 1 e Meta 4.

A pesquisa revela que em 2008 o Tocantins ficou em 15º, na meta em que todas as crianças e jovens estão na escola, com 89,6%; o índice previsto pelo Todos pela Educação para o estado era de 90,6%. Para 2021, o objetivo é atingir 98%.

ENSINO MÉDIO
No acompanhamento da conclusão do ensino médio, cinco estados superaram o estipulado para 2008: Tocantins (44,8%), Ceará (41,1%), São Paulo (68,3%), Pará (30,1%) e Rondônia (49,9%). Os resultados observados nos demais 22 estados estão dentro do intervalo de confiança. Nenhum estado ficou abaixo da meta. Com este índice de 44,8%, o Tocantins ocupa também o 13º lugar dos jovens com até 19 anos que conseguiram concluir o ensino médio. Para este quesito, o Todos pela Educação tinha proposto um percentual de 34,9% para o Tocantins.

SEDUC
Em relação à Meta 4 (jovens com 16 anos que concluíram o ensino fundamental e jovens até 19 anos que concluíram o ensino médio), a Secretaria de Educação e Cultura informou que vem desenvolvendo ações e projetos no intuito de atender ao que está posto no documento Todos pela Educação. Além disso, a Secretaria disse que está buscando fortalecer parcerias com a Rede Municipal e a sociedade civil, uma vez que toda a sociedade é responsável pelo cumprimento das referidas metas.

 

Fonte: Jornal do Tocantins