Sem categoria

Sudeste: 40% das cidades sem hospitais e 32% sem pronto-socorro

Formada pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Região Sudeste é, desde muito tempo, a mais rica do país. Mas é também aquela que concentra o maior número de cidades que não dispõem sequer de um pronto-socorro ou posto de saúde público.

Nada menos do que 32% das cidades do Sudeste não oferecem esse serviço à população. E, em todo o país, um terço das cidades – precisamente 1.867 – carecem desse serviço. Também é a Região Sudeste a que reúne o maior número de cidades sem estabelecimentos de internação. Dos 1.875 municípios que apresentam essa deficiência, 39,5% estão localizados no Sudeste.

Esses são alguns dos dados graves identificados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e expostos numa pesquisa, que divulgou ontem, sobre a oferta de serviços públicos nos 5.564 municípios.

Leia, a seguir, outras conclusões do estudo:

a) Todas as cidades têm escolas públicas, mas quase 30% delas não têm creches:

b) 31,1% dos municípios não prestam serviço de assistência social;

c) 4.425 cidades não têm agências da Previdência. Elas estão instaladas em outras 1.209. Há agências do INSS em 452 municípios do Sudeste, 330 do Nordeste, 216 do Sul, 117 do Centro-Oeste e 94 do Norte;

d) o SUS atende em todo o país, excetuadas as cidades de Paraíso (SP) e Mimoso de Goiás (GO);

e) 938 cidades brasileiras carecem de estabelecimentos de diagnose e terapia. Quase 50% delas estão no Nordeste.

f) 30 milhões de pessoas (15,8% da população nacional) não são atendidas por nenhuma agência ou posto de banco público em 2.968 municípios ;

g) de cada cinco brasileiros que trabalham com carteira assinada, um é servidor público municipal, estadual ou federal. São mais de oito milhões, dos quais 4,4 milhões servem a prefeituras.

Fonte: Brasília Confidencial