Prefeitura de Juazeiro adere ao Pronasci

Em reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, em Brasília, nesta quarta-feira (16/12), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), assinou convênio de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci. A partir do termo, a cidade ao norte da Bahia passa a contar com recursos federais para formação da sua Guarda Municipal e a aquisição de viaturas e câmeras de monitoramento e segurança.

“Juazeiro é estratégica por fazer parte de uma região fronteiriça, onde já vêem sendo trabalhadas ações para a redução da criminalidade”, afirmou o coordenador do Pronasci, Juarez Pinheiro. O plano de ações inclui, ainda, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

A cidade foi uma das 24 novas a aderir ao Programa, que já totaliza 112 municípios beneficiados em todo o país. O total de investimentos ainda não está definido e depende das propostas apresentadas pela prefeitura, que também irá definir quais projetos preventivos de segurança pública do Pronasci se adequam à sua realidade.

Um dos mais importantes é o Mulheres da Paz, que capacita lideranças femininas para identificar jovens à beira da criminalidade e encaminhá-los aos cuidados do Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável – Protejo, que desenvolve atividades profissionalizantes, esportivas e culturais. As mulheres contam com auxílio mensal de R$ 190, e os jovens participantes do Protejo recebem bolsa mensal de R$ 100.

O secretário de Defesa Social do município, Dalmir Pedra, que acompanhou Isaac Carvalho em Brasília, falou da importância da adesão ao Pronasci: “A administração municipal vem atuando de forma contínua para que os índices de violência na cidade caiam cada vez mais. Um exemplo disso é a implantação do Paz nas Comunidades, que vem fortalecendo a cultura de paz nos bairros. E agora, com a admissão no Programa Federal, Juazeiro vai poder pleitear ainda mais recursos para investimento na segurança pública”.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro