Ministro dos Esportes na reabertura de centro esportivo

Com solenidade marcada pela presença de dirigentes, parlamentares e gestores públicos do PCdoB, o ministro dos Esportes, Orlando Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, comemoraram a conclusão da primeira etapa das obras de requalificação do Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont.

A solenidade realizada às 14 h desta quinta-feira (17), no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, coincidiu com a reabertura do centro para atletas, técnicos, alunos da rede pública e demais usuários do complexo esportivo, após a reforma.

Para o secretário especial de Esportes do Governo do Estado, George Braga (PCdoB/PE), o governador Eduardo Campos e o presidente Lula dão a Pernambuco a oportunidade de encarar o esporte como política de primeira grandeza. “Não é à toa que estamos conseguindo conquistar hoje algo que é o sonho de muitos atletas aqui presentes. Quem for ao Santos Dumont hoje verá que o nosso centro está em pleno funcionamento. Hoje todas as áreas estão recuperadas e o centro pode ser usado regularmente pelos atletas e pela população que, agora, tem o seu espaço próprio de uso, separado dos atletas que precisam de condições de treinamento especiais”, comemorou.

O secretário especial de Esportes anunciou ainda a abertura, amanhã, da licitação no valor de 750 mil reais para elaboração dos projetos executivos (arquitetura e complementares) para transformar o complexo esportivo em Centro de Excelência, que incluem a nova pista de atletismo, alojamento de atletas (250 vagas), ampliação do parque aquático (piscina de salto e aquecimento), arena multiuso, construção do museu do esporte, prédios para laboratórios (fisioterapia, fisiologia, nutrição), academia e nova sala de esgrima (que proporcionará condições para que a seleção nacional de Pentatlo Moderno possa transferir seu treinamento para o centro). “Esse será um grande passo para consolidar o centro Santos Dumont como um dos centros de excelência esportiva do projeto olímpico do Brasil 2016”, afirmou George Braga.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, destacou inicialmente a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal na definição e no encaminhamento de estratégias que permitam a inclusão de milhões de crianças e jovens nas atividades esportivas, que abranjam desde a educação física feita nas escolas até a incorporação desses atletas à rede nacional de treinamento. “Acredito que dessa foram poderemos detectar talentos, identificar habilidades, perceber capacidades e assim treinar essas habilidades e transformar esses talentos em nomes importantes do nosso esporte”.

O ministro lembrou ainda um fato recente que considerou relevante na história esportiva do País: a conquista pelo Brasil de realizar as Olimpíadas e as Para-Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, que ocorrerá pela primeira vez na América do Sul. “Esse é fato é histórico e muda o rumo da história do esporte em nosso País. Eu tenho dito que 2016 para nós não é o ponto de chegadas, mas o ponto de partida para um novo modelo de desenvolvimento do esporte, que tem de ter sustentabilidade e tem de ser aperfeiçoado ao longo do tempo para levar o Brasil a um novo patamar de desenvolvimento esportivo”, disse.

Orlando Silva chamou a atenção para o fato de que há muitos países em que as Olimpíadas não foram bem aproveitadas do ponto de vista da infraestrutura das cidades e do ponto de vista esportivo, citando como exemplos Atenas e Barcelona (Espanha). “Ao contrário da Coréia e da Austrália onde a oportunidade de fazer as Olimpíadas e as Para-Olimpíadas transformou a história do esporte. Por isso, é preciso que daqui para 2016 prepararmos a grande festa do esporte do mundo com uma estratégia que nos garanta a manutenção do desenvolvimento do esporte em nosso País”.

O ministro dos Esportes disse ainda que “hoje aqui nós também damos a largada para incorporar Pernambuco nesse esforço de preparação do Brasil para os jogos olímpicos e para-olímpicos. “Essa parceria entre o Ministério dos Esportes e o Governo de Pernambuco foi feita exatamente para colocar o Santos Dumont em condições mínimas de funcionamento, pois aqui deve ser um centro de excelência esportiva de toda a região Nordeste do Brasil”.

O governador Eduardo Campos destacou o trabalho do ministro e do presidente Lula no fortalecimento do esporte em Pernambuco e no Brasil. Ressaltou ainda a contribuição do PCdoB ao seu governo. Além do ministro Orlando Silva, do governador Eduardo Campos e da deputada federal Ana Arraes (PSB/PE), estiveram presentes à solenidade os integrantes do PCdoB: vereador Luciano Siqueira, prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, José Bertotti, secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Recife, os deputados estaduais Luciano Moura e Nelson Pereira, bem como George Braga, secretário especial de Esportes do Governo do Estado.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira