Renato Rabelo lança seu livro em Belém

O Presidente Nacional do PC do B, Renato Rabelo, veio a Belém nesta quarta-feira (16) divulgar seu livro intitulado “Idéias e Rumos”, em cerimônia ocorrida no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA). Na oportunidade do evento, também estiveram o Presidente Estadual do PCdoB, Newton Miranda e o Presidente Estadual do PT, João Batista.

De Belém,
Kovalsk Baía

O evento faz parte de uma programação que o autor vem realizando por várias cidades brasileiras. “Além de divulgar o livro, também tenho a oportunidade de ir a cidades que ainda não conhecia (Rio Branco e Macapá) ou fazia tempo que não as visitava, como é o caso de Belém”.

O livro é resultado da reunião de diversos artigos, intervenções e documentos elaborados por Renato Rabelo ou que tiveram sua contribuição ao longo dos seus 37 anos de militância.
A obra também é uma forma de mostrar a evolução do partido e o quanto ele cresceu nos últimos anos. Rabelo citou os estados de Sergipe e Acre, onde as Frentes Populares, juntamente com as alianças feitas com o PT, estão mudando a política nesses estados. “O PC do B ganhou muita força no Acre e ano que vem já pode eleger um Senador”, disse entusiasmado. É que, com a candidatura à presidência da Senadora Marina Silva, abre-se uma vaga no senado, que pode ser ocupada por Edvaldo Magalhães.

Depois de um ano juntando artigos, textos e conferências, Rabelo conseguiu fazer uma seleção de tudo isso e montar o livro, que está dividido em três eixos centrais: primeiro é falar da realidade estrutural do Brasil e do mundo, das questões político-estratégicas; o segundo diz respeito a questões conjunturais, pela qual a política e a economia vêm passando. Nesse eixo, o autor fala como exemplo, a eleição do Presidente Lula em 2002 e a queda do muro de Berlim; E o terceiro e último eixo traz uma discussão sobre o PC do B e a sua busca por alianças, a união das forças. Que partido se pretende formar?

Rabelo também falou do atual momento político brasileiro, dando bastante ênfase para as alianças políticas. “Para o Presidente Lula ser eleito, foi necessário a criação de um Conselho Político, composto de 14 partidos. O PT sozinho não ganha eleição”, ressaltou. O Presidente também salientou a questão da continuidade governamental, sendo esta, fundamental para uma política que está dando certa.

O autor encerra sua “turnê” na cidade de Salvador, capital do estado onde nasceu