Sem categoria

 EUA entregam 12 presos em Guantânamo a países de origem

O governo dos Estados Unidos entregou 12 presos até então detidos em Guantánamo ao Afeganistão, Iêmen e à região da Somalilândia, informou neste domingo o Departamento de Justiça americano. Em comunicado, o Departamento de Justiça indicou que, ao longo deste fim de semana, quatro presos afegãos – Abdul Hafiz, Sharifullah, Mohammed Rahim e Mohammed Hashem – foram transferidos à custódia das autoridades de seu país.

O Iêmen recebeu seus cidadãos Jamal Muhamad Allawi Mari, Farouk Ali Ahmed, Ayman Said Abdullah Batarfi, Muhamad Yasser Ahmed Taher, Fayyad Yahya Ahmed al-Rami e Rihad Atiq Ali Abdu al-Haf. As autoridades regionais na Somalilândia receberam dois detidos somalis, Mohammed Soliman Barre e Ismael Arale, acrescentou o comunicado.

Segundo o Departamento de Justiça, as entregas aconteceram "mediante acordos individuais entre os EUA e as autoridades estrangeiras relevantes para garantir que ocorressem através das medidas de segurança apropriadas". Antes das entregas, como é habitual, o governo dos EUA comunicou suas intenções com 15 dias de antecipação ao Congresso.

Desde 2002, quando foi estabelecida a prisão na base militar de Guantánamo para presos que os Estados Unidos consideravam "combatentes inimigos", foram transferidos a outros países mais de 560 detidos, segundo os números do Departamento de Justiça.

O presidente dos EUA, Barack Obama, ordenou o fechamento da prisão até 20 de janeiro, apesar de seu Governo ter admitido que não conseguirá cumprir esse prazo.

Fonte: EFE