Definida 1ª reunião do Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB

 O Comitê Municipal (CM) de Fortaleza realizou na última sexta-feira (18) um café da manhã entre os movimentos sociais, parlamentares e membros do Executivo do PCdoB cearense para debater a interação das frentes de massa e institucional no cotidiano das suas lutas.

Reunião Movimentos sociais

O evento contou com a participação de mais de sessenta militantes dos movimentos sindical, de juventude, mulheres, LGBTT, movimento negro, comunitário, do CEBRAPAZ, do Coletivo de Cultura, do Instituto da Cidade e o secretariado do CM de Fortaleza.

Dos parlamentares marcaram presença no evento o deputado federal Chico Lopes e a vereadora Eliana Gomes, além de membros dos seus mandatos. Dos secretários do executivo, o secretário estadual de saúde João Ananias e seu assessor Arruda Bastos e o secretário de defesa do consumidor do Município João Ricardo também estiveram presentes. Os parlamentares Inácio Arruda e Lula Morais e o secretário municipal de esporte e lazer, Evaldo Lima, impedidos de participar por compromissos agendados anteriormente, enviaram assessores.

O evento teve início com as palavras do presidente do Comitê Regional do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes Pinheiro, o Patinhas, que falou da importância do diálogo entre as diversas frentes de atuação partidária e também do recente episódio protagonizado pelo Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) que, levianamente, tentou envolver o senador Inácio Arruda em um escândalo. “O momento pelo qual passamos é fruto de uma ofensiva da elite conservadora que tenta jogar todos na vala comum da corrupção, e essa iniciativa de integrar as frentes partidárias ajuda a fortalecer a nossa militância na ideologia e na política” disse o Patinhas.

Em seguida, o secretário de movimentos sociais do CM de Fortaleza, Natanael Mota, falou sobre o objetivo do evento de ampliar o diálogo entre as frentes de atuação partidária para que possam potencializar as atuações em conjunto. “O momento é para que cada frente possa conhecer as potencialidades e limites da outra e assim possam avançar em uma ação conjunta, para além das reivindicações que, naturalmente, já desenvolvem e também afirmar o compromisso de todas as frentes partidárias com o mesmo objetivo estratégico, a construção de uma sociedade mais avançada, um futuro socialista” disse Natanael.

Com o encerramento das intervenções foi deliberado pelos participantes a construção de novos encontros com o objetivo de tratar acerca das lutas desenvolvidas por cada frente, observando as demandas que surgem no decorrer da atuação cotidiana para que, em seguida, possam dialogar com os parlamentares e secretários executivos, visando a sintonia da ação dos movimentos sociais e dos mandatos comunistas. Também foi marcado para o dia 14 de Janeiro o I Fórum de Movimentos Sociais do PCdoB.

De Fortaleza,
Natanael Mota, Roberto dos Santos e Flaviene Vasconcelos