Sem categoria

Partido de Evo prepara eleição regional de abril na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, reuniu-se nesta sexta-feira (25) com movimentos sociais do departamento de La Paz. O encontro fez parte das consultas do partido de Evo, o MAS (Movimento Ao Socialismo), visando elaborar propostas para as eleições regionais de abril próximo.

Segundo o porta-voz presidencial, Ivan Canelas, depois do encontro o presidente viajaria à localidade de Independencia, no departamento de Cochabamba, para entregar um ginásio esportivo e um mercado construídos como parte do programa Bolivia Cambia, Evo Cumpre (A Bolívia Muda, Evo Cumpre).

Evo Morales já realizou reuniões semelhantes com os movimentos sociais de outros departamentos. Delas sairam os candidatos do MAS a prefectos (governadores) alcaldes (prefeitos) e autoridades provisórias em 11 municípios que optaram por sua conversão em minoria indígena, originária e camponesa, conforme a Constituição de 2008.

Sobre a escolha dos candidatos às eleições de 4 de abril de 2010, Evo afirmou que eles devem surgir da base e em um processo transparente. "A escolha dos aspirantes deve acontecer em debates onde primem as razões e não os caprichos setoriais ou políticos", disse o governante, em recente coletiva de imprensa em La Paz.

Evo enfatizou que os candidatos devem ser militantes ou personalizades com vocação para servir, consciência social e compromisso ideológico, além de honestidade, para assumirem os carfos visando beneficiar o povo.

Para o presidente, o processo de mudança iniciado em janeiro de 2006 exige, das pessoas que sejam eleitas para responsabilidades de governo, uma ampla entrega aos interesses do país, deixando para trás o passado colonial em que os cargos serviam a setores minoritários.

Fonte: Prensa Latina (http://www.prensa-latina.cu)