Luciano Siqueira quer debater mercado de trabalho em 2010

Um ano positivo para a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, que trouxe para o debate questões fundamentais e de consequências práticas para cidade. Assuntos como política fiscal, revisão da lei das calçadas, destinação de resíduos sólidos e preservação do verde. Mas não para por aí. Em 2010 a Comissão quer debater o mercado de trabalho local.

luciano siqueira

Luciano Siqueira (PCdoB), presidente da comissão, quer fazer um diagnóstico da situação do emprego na cidade. Ele considera que a condição de empregabilidade está mudando em função do novo ciclo industrial pelo qual o Estado vem passando. “Inúmeras empresas estão chegando e muitos cursos de qualificação estão sendo feitos. Mas é preciso saber com certeza o resultado desses cursos e se as vagas estão ficando com os recifenses, sem prejuízo de outros candidatos”.

Luciano alerta que quer fazer um debate qualificado, buscando os cursos de qualificação realizados pela Prefeitura, avaliar as áreas em que os cursos estão sendo dados. “Queremos verificar a real necessidade da qualificação e em que áreas elas são necessárias de fato”.

O vereador avalia que durante este ano a Comissão não promoveu apenas debates com personalidades. Houve consequências práticas, tanto assim que o prefeito do Recife deve sancionar a lei que institui a política municipal do livro e da leitura em consonância com o plano de cultura. “Melhor é que essa lei já tem dotação orçamentária específica para aumentar acesso e incentivo à leitura, apoio às bibliotecas e ampliação do número dessas bibliotecas”.

Não foi só isso. Além das audiências públicas promovidas pela Comissão de Desenvolvimento, em 2009, também foram lançados dois livros que contribuem para a discussão do papel da mídia e das políticas de concessão de rádio e TV. Um deles é a “A Ditadura da Mídia”, do jornalista paulista Altamiro Borges. O outro, “Comunicação Pública no Brasil – uma exigência democrática”, com artigos de um grupo jornalistas e estudiosos em comunicação. Ambos são da coleção Vermelho, da Editora Anita Garibaldi.

Fonte: Site da Câmara de Vereadores do Recife