BA: PCdoB abre inscrições para pré candidaturas às eleições 2010

Com vistas a consolidar o seu crescimento em todo o estado e dando continuidade ao processo de expansão deflagrado nas eleições de 2008, O PCdoB, em movimento inédito dentro do partido, abre inscrições para filiados e filiadas interessados em concorrer às vagas de deputado estadual no pleito de outubro. Uma lista de 50 pré-candidaturas dá inicio ao processo de construção da chapa para a Assembléia Legislativa da Bahia e a expectativa é de ampliar ainda mais.

“Isso corresponde à política do partido de expandir a sua influência política, ampliar a bancada na Assembléia Legislativa, garantir a eleição de três deputados federais e projetar novas lideranças”, destacou o presidente estadual da legenda, o deputado federal Daniel Almeida. Os pré-candidatos e pré-candidatas ainda serão avaliados em reunião da direção estadual. A chapa de candidaturas à Assembléia Legislativa será definida na Convenção Estadual Eleitoral.

A idéia é abarcar todo o estado, com candidatos em todas as regiões. “São muitas as lideranças novas com possibilidade de se projetar e se preparar para as eleições municipais futuras. Até porque é da tradição dos parlamentares brasileiros não se elegerem de primeira, vide Lula que só alcançou a vitória na sua quarta tentativa”, avalia Péricles de Souza, integrante da Comissão Eleitoral juntamente com Nilton Vasconcelos, Davidson Magalhães, Everaldo Augusto e o presidente estadual Daniel Almeida.

Péricles destaca a importância das "dobradinhas"com as candidaturas de Alice Portugal e Daniel Almeida, que buscam à reeleição para deputados federais , e Edson Pimenta, em sua primeira incursão à Câmara dos Deputados. "As candidaturas a deputado estadual irão também respaldar a chapa dos federais, fazendo o que se chama de ‘dobradinha’ e estendendo a campanha a um companheiro ou companheira candidato à Câmara”, afirmou Péricles.

Chapa numerosa

Tradicionalmente, a chapa do PCdoB para estadual é pouco numerosa em função da coligação com partidos fortes; em especial, o PT. Nas duas últimas eleições, por exemplo, os comunistas apresentaram uma média de 12 a 13 candidaturas. Para este ano, contudo, os planos são para concorrer com uma chapa, necessariamente maior que nos pleitos anteriores. “Feitas as contas, avaliamos um melhor desempenho em chapa numerosa e sem coligação com partidos grandes, o que aumenta as nossas chances eleitorais”, pontuou Péricles, que é ex-presidente do partido na Bahia.

O Secretariado Estadual do PCdoB deliberou pela abertura de período de inscrição para pré-candidatos e candidatas a deputados estadual até o dia 19 de fevereiro. A partir desta data, o Comitê Estadual discutirá a lista que será encaminhada à Convenção Estadual Eleitoral.

De Salvador,
Camila Jasmin