Livro Idéias e Rumos de Renato Rabelo será lançado dia 22 no IFRN

Idéias e Rumos para o desenvolvimento do Brasil, livro de Renato Rabelo

Palestra e lançamento: dia 22 de janeiro, às 19h, no auditório do IFRN da Cidade Alta (antigo Liceu das Artes) – Av. Rio Branco, 753

Livro Renato Rabelo - Ideias e Rumos, 2009
O Livro

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, lança no próximo dia 22 de janeiro, às 19 horas em Natal, seu mais recente livro: Ideias e Rumos. A obra será apresentada ao público em uma palestra com sessão de autógrafos no Audit'orio do IFRN – Cidade Alta (centro da cidade).

A obra é uma parceria entre a editora Anita Garibaldi e a Fundação Maurício Grabois. Ideias e rumos reúne textos, intervenções políticas e discursos de Rabelo ao longo de seus quase oito anos à frente do partido. O livro traz reflexões acerca da conjuntura política nacional e internacional nas últimas três décadas. Dividida em três partes – O Rumo, O Caminho e O Instrumento – a obra oferece avaliações teóricas sobre as diretrizes e a luta do partido pelo socialismo. O livro tem como maior trunfo reunir para os leitores os textos mais importantes escritos pela liderança do partido.

Trata-se de uma obra instigante, muito sintonizada com os grandes desafios que o Brasil enfrenta na atualidade, sobretudo quanto a necessidade de se garantir a continuidade do processo de mudanças iniciados nos dois mandatos do Presidente Lula. Rabelo apresenta reflexões que apontam para o caminho da construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, com base nos avanços já obtidos e tendo como rumo o socialismo: que seria um novo passo civilizatório a ser dado pelo povo brasileiro.

Renato Rabelo assumiu a presidência do PCdoB em dezembro de 2001, no 10º Congresso do partido, com uma grande responsabilidade: substituir João Amazonas, uma das mais destacadas lideranças dos comunistas brasileiros. Disse, ao lado do histórico dirigente e diante do coletivo militante que o respaldava: “Tentarei dar desenvolvimento ao pensamento político de nosso Partido na nova situação e reunir as inteligências e os meios necessários para enfrentar os novos desafios que nos apresentam. Manteremos a linha revolucionária e flexível que nos possibilitará conquistas ainda maiores”.
 



Trajetória

Renato Rabelo nasceu em 1942 em Ubaíra, interior da Bahia. A militância no movimento estudantil começou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, fazendo parte da Juventude Universitária Católica (JUC), e depois da Ação Popular (AP).

Em 1965, foi eleito presidente da UEB (União dos Estudantes da Bahia). Com o endurecimento do governo militar na Bahia, Rabelo entra num período de semi-clandestinidade e vai para São Paulo. Mais tarde foi eleito vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). Após o término de sua gestão na UNE, assume papel de destaque na direção nacional na Ação Popular, indo estudar na China por seis meses, em plena Revolução Cultural. No retorno ao Brasil, participa da luta política da AP em Goiás. Graças a esta política de vinculação ao povo, consegue resistir à perseguição da ditadura.

Com a incorporação da AP ao PCdoB, Rabelo ingressa no partido compondo o Comitê Central da organização, de onde contribui para criar bases de retaguarda para a Guerrilha do Araguaia.

Em 1976, passa a viver exilado em Paris. No final de 1979, retorna ao país com a Anistia, e participa da preparação do 6º Congresso do PCdoB, um congresso semi-clandestino, pois o partido só conquista sua legalidade em 1985. Passa a integrar o secretariado do PCdoB, fazendo parte da Executiva Nacional. Foi eleito duas vezes vice-presidente nacional do partido, responsável pela juventude, depois pela organização partidária. Em 2001 é eleito presidente nacional do PCdoB. Participou das coordenações das cinco campanhas de Lula, desde 1989. No segundo mandato de Lula passa a integrar o Conselho Político do Governo da República.

Ideias e rumos, da Editora Anita Garibaldi, está sendo vendido a R$30 e também pode ser adquirido pelo www.anitagaribaldi.com.br