Sem categoria

TV Globo obriga Rosas de Ouro a mudar samba-enredo em São Paulo

Por uma exigência absurda da Rede Globo, a Rosas de Ouro — tradicional escola de samba de São Paulo — terá de modificar o nome do enredo e parte de seu samba para o desfile de carnaval deste ano. De Cacau é Show, o enredo foi convertido em Cacau — Um Grão Precioso que Virou Chocolate sem Dúvida se Transformou no Melhor Presente!.

A palavra “chegou”, por sua vez, vai substituir o “show” no refrão da escola, que já levou seis vezes o título do carnaval para a zona norte da capital. A comunicação oficial da alteração foi realizada pelo perfil da escola no Twitter.

É fácil remeter tanto o enredo quando a letra à Cacau Show, marca de chocolates que conta com mais 750 lojas franqueadas espalhadas pelo País. O enredo, por sinal, foi baseado no livro O Cacau é Show, de Alexandre Tadeu da Costa, presidente da companhia, que nasceu no bairro da Casa Verde, próximo à sede da escola.

O desfile pretende contar a história do fruto do cacaueiro — que, antes de se transformar no chocolate como conhecemos, já foi bebida e moeda. A Cacau Show apoia a escola e terá uma ala especial — mas vale lembrar que a Nestlé é uma das patrocinadoras da transmissão da Globo.

Não é — e nem deve ser — a última vez que o nome de uma marca aparece em meio aos sambas. O que causa estranheza ao fato é que não há nenhuma regra no contrato entre a emissora e as escolas de samba que preveja esse tipo de modificação. A única impossibilidade das escolas é que elas façam merchandising.

Em 2002, a Globo ameaçou não transmitir o desfile da Mocidade Alegre, atual campeã do carnaval paulistano, se a escola não deixasse de lado os carros alegóricos com as frases "Leite Ninho" e "Leite Moça" nas latas. A escola recuou, e o desfile foi transmitido normalmente.

Já em 2007, a Suvinil patrocinou o desfile da X9 Paulistana. As latas de tinta nos carros remetiam claramente à marca, principalmente por causa de suas cores características (amarelo, vermelho e marrom).

Mas parece que regra é diferente para as escolas do Rio. Em 2006, a fluminense Caprichosos de Pilares falou do Espírito Santo e citou o chocolate várias vezes — a marca Garoto nasceu no estado e sua principal fábrica fica em Vila Velha, na Grande Vitória. Uma parte da letra ainda falava: “Feito garoto me lambuzei / Senti a fé me renovar”.

Um dos maiores casos entre patrocínio e samba-enredo aconteceu em 2002, com a Acadêmicos do Salgueiro e a Tam. O negociações foi articulada por Carlos Perrone, sócio da Pepper e, na época, à frente da All-E.

O enredo que fazia uma homenagem à aviação brasileira tinha como título Asas de um Sonho, Viajando com o Salgueiro, o Orgulho de Ser Brasileiro. Além de ter o slogan da companhia no refrão, o samba contava com referências claras à empresa, como “riscando o céu de vermelho, estende o tapete, lá vem meu Salgueiro”. E a Globo não exigiu mudança alguma.

Da Redação, com informações do M&M Online