Sem categoria

Ministério do Esporte capacita mais gestores do segundo tempo

O Ministério do Esporte iniciou, nesta terça-feira (26), a capacitação dos coordenadores gerais do programa Segundo Tempo. O encontro reúne, esta semana, em Brasília, os gestores dos 124 novos convênios firmados em 2009, com o objetivo de orientá-los sobre o projeto.

O Segundo Tempo é um programa socioeducativo que promove a inclusão social por meio do esporte. Os estudantes contemplados têm um tempo extra após as atividades escolares normais, quando se dedicam à prática esportiva. O Segundo Tempo é voltado para escolas públicas e comunidades localizadas em áreas carentes. No biênio 2008/2009, mais de um milhão de crianças e jovens foram atendidos.

A capacitação vai nortear 105 coordenadores gerais, 80 coordenadores pedagógicos e 31 ouvintes para que eles iniciem as atividades do programa com todas as ações estruturadas, atendendo às crianças de forma integral.

O evento será separado em dois módulos. O primeiro vai apresentar aos novos gestores o funcionamento do programa e a implementação dos projetos. O segundo vai ensinar os tramites legais para prestações de contas e licitações.

De acordo com a diretora do Departamento de Esporte Escolar e de Identidade Cultural da pasta, Gianna Perim, que representou o ministro Orlando Silva na abertura dos
Trabalhos, o objetivo do Segundo Tempo não é formar atletas de alto rendimento, mas sim possibilitar a prática esportiva a milhões de crianças, o que com certeza, vai ampliar a nossa base e permitir identificar potenciais talentos esportivos que poderão participar das grandes competições e transformar o Brasil numa potência olímpica.

A diretora ressaltou, que, com esse foco, a grande responsabilidade do programa é democratizar o acesso ao esporte e dar oportunidade às crianças que estão na escola ou fora da escola de acesso a uma prática esportiva de qualidade.

Pelas regras do programa, as entidades conveniadas devem oferecer essa prática às crianças que participam do Segundo Tempo pelo menos três vezes por semana, cada uma com duas horas de duração, no mínimo. Devem ser oferecidas ao menos três modalidades diferentes.

Gianna Perim informou ainda que o programa está presente em 1,3 mil municípios de todo o país e já permitiu que mais de 1 milhão de crianças praticassem esportes a que antes não tinham acesso. Além disso, mediante uma parceria com o Ministério da Educação, cerca de 2 mil escolas públicas que participam do programa Mais Educação também oferecerão o Segundo Tempo, alcançando mais 360 mil participantes.

Fonte: Agência Brasil