Mulheres comunistas de PE definem plano de ação para 2010

O Fórum Estadual do PCdoB sobre a Questão da Mulher se reuniu na última segunda-feira (25) para avaliar o Plano de Trabalho que deve nortear a luta feminista nos próximos dois anos em Pernambuco. Uma das principais propostas do documento elaborado pela Secretaria sobre a Questão da Mulher é a participação ativa na campanha eleitoral de 2010, visando à continuidade do ciclo desenvolvimentista brasileiro iniciado em 2003 e a ampliação da participação feminina nos espaços de poder.

mulheres pcdobpe

“A primeira tarefa partidária deste ano serão as eleições. Temos uma candidata à presidência da República e a liderança mais expressiva de nosso Partido em Pernambuco é uma mulher, o que pode significar um salto em nossa luta pelo empoderamento das mulheres. Ao mesmo tempo, aumentar a participação das mulheres na política é uma responsabilidade de todos os comunistas”, afirmou a secretária da Mulher, Sybelle Chagas, que integra a Comissão Política do partido no Estado.

O Plano de Trabalho da Secretaria da Mulher para 2010 inclui ainda o desenvolvimento de ações no sentido de garantir a transversalidade do debate sobre a questão da mulher no interior do partido, criação de oportunidades de formação e empoderamento das militantes, destacando-as para tarefas partidárias, com o objetivo de potencializar o avanço de quadros femininos.

Outras propostas do documento são maior presença das comunistas nos ambientes institucionais que tratam da questão da mulher, objetivando, inclusive, a construção de políticas públicas para o segmento sob a ótica emancipacionista, bem como fortalecer e massificar as ações da União Brasileira de Mulheres (UBM) em Pernambuco.

Para Sybelle Chagas o Plano de Trabalho incorpora várias bandeiras do Projeto Nacional de Desenvolvimento que o PCdoB apresenta para o país. Ele busca superar os problemas do cotidiano que atingem a população feminina, com especial atenção ao combate à violência doméstica, o empoderamento das mulheres e o aprofundamento da democracia. “São lutas do movimento feminista que o partido considera fundamentais e que teve a sensibilidade de incorporá-las em seu programa”, completou.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira