Daniel Almeida é o novo líder do Bloco de Esquerda na Câmara
O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, foi eleito o novo líder do Bloco de Esquerda na Câmara Federal, com mandato de um ano. “É uma tarefa a mais que assumimos e, no ano eleitoral, se reveste de um significado político. O esforço que vamos fazer é de unificar todos os partidos que compõem o Bloco em torno do objetivo de alcançar uma única candidatura para dar continuidade e ampliar o projeto político, hoje encabeçado por Lula”, afirmou Almeida.
Publicado 04/02/2010 19:50 | Editado 04/03/2020 16:20
Formado por 50 parlamentares das legendas PSB, PMN e PRB, além do próprio PCdoB, o Bloco se constitui como a quinta força política dentro da Câmara, superada em números pelo PMDB, PT, DEM e PSDB. Entre as prioridades definidas pelo parlamentar, a aprovação do marco regulatório do pré-sal, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, políticas de valorização do salário mínimo e projetos na área social e trabalhista. “Os trabalhadores precisam participar de forma mais expressiva do processo de desenvolvimento do Brasil”, defendeu.
É a primeira vez que o Partido Comunista assume a liderança do Bloco, desde a sua criação, em 2007. “O PCdoB, em todas as atividades que desempenha, sempre traz a marca da democracia, da relação com os movimentos sociais, das políticas públicas para as pessoas que mais necessitam da presença do estado. E sempre de olho nos interesses dos trabalhadores. Portanto, é essa a marca que nós pretendemos imprimir, levando em conta também a diversidade do Bloco e a unidade, que é fundamental para que tenhamos êxito nas iniciativas conduzidas pelo coletivo”, arrematou Almeida.
De Salvador,
Camila Jasmin