Juazeiro reduz taxa de mortalidade infantil em mais de 40%

Dados preliminares da Secretária Municipal de Saúde – Sesau apontam uma redução de mais de 40% na taxa de mortalidade infantil de crianças com menos de um ano de idade em Juazeiro. O número caiu de 24,7% em 2008, para 14,6% em 2009.

O decréscimo reflete os investimentos da Prefeitura em políticas públicas direcionadas à área da saúde. “A saúde da cidade está se reestruturando. O acesso da comunidade às vacinas tem aumentado, além dos atendimentos humanizados da atenção básica e a melhoria da qualidade do pré-natal”, destacou o titular da Sesau, Ubiratan Pedrosa.

Este ano, a previsão é de construção de oito novas Unidades de Saúde da Família, e a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento. A assistência básica oferecida pela rede pública municipal conta, ainda, com os serviços do SAMU 192 e a atuação das Equipes de Saúde da Família; além da promoção, prevenção e vigilância à saúde. O aumento da escolaridade das mães e o acesso à água e saneamento básico também auxiliam na redução dos índices de mortalidade infantil.

Da redação local,
com informação da Ascom/Prefeitura de Juazeiro