Condutores Classistas da zona leste elegem coordenação auxiliar

Os Condutores Classistas das garagens de ônibus da zona leste da cidade de São Paulo, reuniram-se mais uma vez esta semana para eleger uma coordenação auxiliar que ajudará no processo de organização e de formação da categoria.

“Nos próximos meses enfrentaremos dois grandes desafios”, adiantou o diretor do sindicato Zé Carlos Negrão, referindo-se à Campanha Salarial, que tem data-base em 1º de maio e as eleições que se iniciarão oficialmente no dia 6 de julho, logo após a convenção do Partido Comunista do Brasil.

A plenária aconteceu no Comitê Distrital de São Miguel Paulista com a presença de dirigentes municipais e mais de 70 condutores. No início da reunião, fez-se uma breve atualização da conjuntura política, a partir das resoluções tiradas na última reunião do comitê central do PCdoB, e da realidade da categoria. “É necessário participar das reuniões e dos debates para receber formação e preparar-se para os embates contra a burguesia”, esclareceu Zé Carlos.

Além das questões relativas à organização e à formação, os participantes decidiram pela contribuição mensal, que subsidiará as despesas cotidianas. O ex-presidente do sindicato e atual presidente do CMTC Clube Gregório Poço, lembrou-se das tradicionais festas do chopp que a categoria realizava para arrecadar fundos para a luta. “Precisamos militar com gosto, com vontade e disposição”, finalizou.

Os participantes foram convocados a participar dos atos que compõem o Março Vermelho em alusão às comemorações do dia 8 de março que este ano completa 100 anos de avanços e luta pela emancipação da mulher e dos 88 anos de fundação do PCdoB, em 25 de março de 1922.

O chefe de fiscalização da Agência Nacional de Transporte (ANP) Alcides Amazonas, que durante 20 anos esteve à frente das lutas da categoria, prestigiou o evento com a sua presença. Ele é autor de duas importantes leis municipais: a que assegurou o emprego de milhares de cobrador de ônibus e a do motor traseiro que eleva a qualidade de vida dos motoristas de São Paulo. Como de costume, a plenária foi encerrada com churrasco, cerveja e bom bate-papo.

De São Paulo, Alice Cardoso