Carnaval e Política em Pernambuco

Pernambuco inicia seu carnaval com várias atrações distribuídas em diversos pólos. Cada cidade tem sua característica diferente de brincar, mas em todas elas a diversão é garantida.

Nesta quinta-feira (11), às 20h, o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), abre oficialmente um dos carnaval mais famosos do País, na cidade de Olinda. A festa acontecerá no Pólo do Fortim do Queijo e para animar a estréia foram convidados: Alceu Valença, Academia da Berlinda e Mundo Livre S/A. Até a próxima terça-feira (16), mais de 20 atrações vão animar o palco montado neste pólo.

Logo após a cerimônia de abertura oficial do carnaval de Olinda, o mestre Alceu Valença, com participação de Don Tronxo, dará início aos festejos, com um show 100% frevo e várias canções que marcaram inúmeros carnavais.

Ainda nesta – quinta (11) será inaugurada a decoração carnavalesca de Olinda. A criação é do artista plástico Fernando Augusto, um dos fundadores do Mamulengo Só Riso, que também é o homenageado deste ano.

Pela manhã desta quinta-feira, garis da Cidade Patrimônio da Humanidade juntaram o trabalho com a diversão e fizeram a tradicional lavagem simbólica das ladeiras de Olinda. Acompanhados de orquestras de frevo e de um boneco gigante de gari eles fizeram a festa e a limpeza. A água usada é misturada com essência de eucalipto que, segundo o costume, espanta os maus espíritos e atrai a paz e a tranqüilidade na folia.

Um dos pontos mais animados de Olinda será o Pólo Democrático no Sitio de Seu Reis Histórico, iniciado em 1985. Lá, o folião poderá encontrar barracas do PCdoB, PT, PSB e PDT, além de vários blocos como o Sai na Marra que sairá domingo (14), às 17h, PTezão que sairá na segunda (15), às 17h, além de outros. No palco de shows vão estar: Orquestra Contemporânea de Olinda e Banda Eddie. Próximo à sede da Prefeitura de Olinda tem a Casa do Estudante Carnavalesco, organizado pela UNE, UEP e Cuca da Une/PE.  

Ainda nesta quinta-feira, o Sindicato dos Professores (Sinpro) se reúnem às 16h, para se divertir com o bloco Educutodos . Quem for vai dançar muito frevo, maracatu e samba de boa qualidade. E o melhor é que este bloco não só desfilará em Recife, confira a programação:

Recife: 11 de fevereiro, às 16h, a concentração do bloco será na sede do Sinpro, localizada na Rua Almeida Cunha, 65, Boa Vista. O destino final da folia será o Recife Antigo.

Bezerros: o bloco sai pelas ruas da cidade no dia 13 de fevereiro, a partir das 22h, em direção ao QG do Frevo. A concentração é às 20h na Praça São Sebastião.

Nazaré: a concentração será na Praça do Juá, às 11h do dia 14 de fevereiro, junto com o bloco Juá em Folia. Contamos com a presença de todos os professores da mata norte e agreste setentrional. Para saber mais informações podem ser adquiridas através do site www.sinpro-pe.org.br

O bloco Nem Com uma Flor, das feministas, também sai nesta quinta-feira (11) às 17h, no Marco Zero, bairro do Recife. A intenção é pregar o fim da violência contra as mulheres. O grupo Curumim vai aproveitar para orientar as folionas sobre os métodos contraceptivos e direito à contracepção de emergência que todas têm. Os Homens do instituto Papai darão apoio com o Bloco do Laço Branco.

Nesta sexta-feira (12), quem deve entrar na brincadeira do irreverente carnaval pernambucano é o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que está completando 20 anos de lutas e histórias, no dia 26 de março. Este ano, a folia será animada por Patusco, Orquestra Edmo e Chocolate Sensual.

À noite, na avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, haverá a concentração de blocos de sindicatos pernambucanos, como os das categorias dos bancários, urbanitários, servidores federais, etc.

Sairá ainda nessa sexta-feira, o bloco Cem Tolinhos dos servidores públicos e profissionais liberais da área médica e da área de engenharia. A concentração será na Praça Maciel Pinheiro, às 15h30. Um dos anfitriões do bloco é o médico Paulo Dantas.

No sábado (13), a maior agremiação carnavalesca do mundo, o Galo da Madrugada, promete arrastar mais de um milhão de pessoas às ruas para cair na folia. A apresentação do galo contará com vários personagens importantes do Estado e do país. A pré-candidata à sucessão presidencial Dilma Rousseff (PT), por exemplo, garantiu sua presença no palanque ao lado do Governador Eduardo Campos.

Ainda no sábado à meia noite desfila pelas ruas de Olinda o mais famoso boneco gigante da cidade –-O Homem da Meia Noite – que arrasta milhares de foliões até às 4 da manhã. Em seu trajeto uma parada obrigatória em frente à casa da artista plástica Tereza Costa Rego que costuma anunciar antecipadamente que “meu namorado vem aí…”.

Do Recife, Elaine de Paula,
com informações da midia local.