Senador Inácio Arruda repudia prisão de vereador do PCdoB/RS

O Líder do PCdoB no Senado Federal, Inácio Arruda repudiou, em nota pública, a ação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul por sua ação truculenta contra uma manifestação de trabalhadores em Caxias do Sul e que resultou na prisão do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vereador e membro da direção nacional do PCdoB, Assis Melo.

Em nota divulgada na tarde desta sexta feira, o Senador Inácio Arruda, repudiou a truculenta ação da Brigada Militar contra a manifestação de quatro mil trabalhadores de Caxias do Sul. A ação resultou na prisão do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vereador e membro da direção nacional do PCdoB, Assis Melo e de mais dois sindicalistas.

Além de condenar a repressão policial, o senador comunista lamentou o desrespeito aos trabalhadores e exigiu rigorosa apuração dos fatos.


Veja a íntegra na nota:

NOTA PÚBLICA DA LIDERANÇA DO PCdoB NO SENADO FEDERAL
 
O líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Senado Federal, Senador Inácio Arruda, vem a público manifestar seu repúdio à ação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, subordinada à Governadora Yeda Crusius, do PSDB, que agiu de forma truculenta e descabida, prendendo o Vereador, membro do Comitê Central do PCdoB e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, juntamente com outros dois sindicalistas, quando participavam de uma manifestação pacífica de trabalhadores da empresa Randon.
Apesar dos manifestantes estarem respeitando determinação judicial de permanecerem a cem metros da empresa, relato de trabalhadores presentes ao local dá conta de que a Brigada Militar usou bombas de efeito moral, deixando cerca de 20 feridos dentre os cerca de quatro mil manifestantes, que lutavam por um índice maior de participação nos lucros.
 
A liderança do PCdoB lamenta a atitude da Brigada Militar, marcada pelo flagrante desrespeito com que foram tratados os manifestantes, e exige a apuração rigorosa dos fatos, que atingiram frontalmente os preceitos da democracia e da liberdade de expressão.

Inácio Arruda
Líder do PCdoB no Senado Federal

 

Leia também:

RS: Polícia de Yeda fere trabalhadores e prende vereador do PCdoB