Sem categoria

Ceará quer sediar 7ª Bienal da UNE

O Ceará será sede da 7ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), que se realizará em Fortaleza em janeiro de 2011. Ao menos se depender do governador do estado, Cid Gomes, que fez o anúncio nesta quinta-feira (18/02), após reunir-se com o presidente nacional da entidade, Augusto Chagas. Decisão final depende de reunião da diretoria da UNE.

Promover, incentivar e divulgar a produção cultural realizada nas escolas e universidades do Brasil será o objetivo da 7ª Bienal da UNE que, se tudo correr como o esperado, será realizada pela primeira vez no Ceará. Mais de 10 mil estudantes se reunem para a atividade a cada dois anos.

A proposta de tema é debater a forma como as expressões artísticas e manifestações culturais se desenvolvem a partir das novas tecnologias digitais para o século 21, mas tanto o tema da 7ª Bienal, como a própria definição da sede onde será realizado o evento dependem da próxima reunião da diretoria plena da entidade, marcada para os dias 6 e 7 de março.

Mas as articulações iniciadas já animaram o governador do estado: "O Ceará reúne todas as características necessárias para receber um evento como esse. Sua produção artística e seu desenvolvimento cultural estão muito ligadas também à juventude e aos espaços de escolas e universidades", afirmou Cid Gomes.

O Centro Cultural Dragão do Mar é o local proposto para ser o ponto central da 7ª Bienal, se for confirmada sua sede em Fortaleza, uma vez que conta com espaços voltados para as mais diferentes expressões artísticas. "Temos como objetivo levar a Bienal da UNE para todos os cantos do país. O Ceará entra neste momento que queremos desenvolver arte e cultura muito fortemente também no Nordeste", destacou o presidente da UNE, Augusto Chagas.

Do Rio de Janeiro, Luana Bonone, com Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará