Agência elabora Plano Estadual de Habitação do Piauí

Com o objetivo de capacitar servidores públicos, entidades, parceiros e representantes dos movimentos sociais ligados às questões habitacionais, a ADH realizará, a partir desta quarta-feira (24), um ciclo de debates e oficinas sobre o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social. O evento acontecerá até o dia 26, das 8 horas às 12 horas, no auditório da ADH.

Um dos destaques do evento é a participação do consultor do Plano Nacional de Habitação (Planhab), Anderson Kazuo Nakano, que também é arquiteto urbanista, representante da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e pesquisador do Instituto Polis.

“A participação do consultor do Planhab será uma grande aquisição para o Piauí. Kazuo Nakano é reconhecido nacionalmente não só pelo seu vasto conhecimento na área, mas por ser um visionário, um cientista e estudioso do desenvolvimento urbano”, declara o diretor geral da ADH, Marcelino Fonteles.

Durante os três dias de debates serão discutidos temas como: cenários macroeconômicos de médio e longo prazos para subsidiar o desenho do plano nacional de habitação; fontes de financiamento e subsídios habitacionais; panoramas regional, urbano, fundiário e sua relação com a questão habitacional; produção formal e informal da moradia; política habitacional e programas públicos de habitação; além da evolução e quadro atual dos arranjos institucionais.

O evento está sob a coordenação da ADH, em parceria com a Ambiens Sociedade Cooperativa, empresa responsável pela elaboração do Plano Estadual de Habitação. Ambas atuam na promoção de Fóruns Territoriais de Habitação de Interesse Social em todos os polos regionais do Estado, com o objetivo de captar demandas e as diferentes realidades relacionadas ao setor.
 

De acordo com a coordenadora de Planejamento da ADH, Carmem Sandra Alvarenga, foram realizados 11 fóruns com expressiva participação popular. “Fizemos um trabalho intenso de mobilização para que o PEHIS pudesse realmente ser construído de forma participativa, o que está sendo concretizado”, explica.

“Nossa finalidade maior é apresentar o diagnóstico do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Piauí para os segmentos sociais envolvidos com a elaboração desse documento, que já vem sendo construído pela ADH desde 2008”, explica a economista da Ambiens, Michelli Stumm.

Já confirmaram participação no evento representantes dos órgãos públicos relacionados à questão habitacional, como Incra, Seplan, Defesa Civil, Caixa, Funasa, PCPR, Crédito Fundiário, além de outras entidades como FAMCC, Crea, Fecepi e Famepi.