Juazeiro: Prefeitura faz diagnóstico social dos moradores de rua

Com o objetivo de devolver a dignidade e garantir o direito à cidadania dos moradores de rua, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social deu início à formatação de um diagnóstico social que permitirá a elaboração de planos e ações para minimizar a situação de vulnerabilidade dessas pessoas. Todo o acompanhamento e elaboração do relatório social é feito pela equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

As visitas semanais a pontos críticos da cidade, onde a situação torna-se mais complexa e evidente, já possibilitou o encaminhamento de alguns moradores às suas cidades de origem. Outros são levados às casas de recuperação ou albergues, com os quais a Secretaria mantém parceria.

O trabalho, que inclui um levantamento do perfil, origem, condição social e causas que determinaram a vida nas ruas, apontou ainda que uma parcela considerável possui residência fixa na cidade. Nesses casos, o suporte é para incentivar o retorno aos seus lares.

O alcoolismo, o uso de drogas, a ausência de familiares e a falta de perspectivas de melhoria de vida, ou até mesmo a resistência à mudança de hábitos foram identificados como principais fatores determinantes, segundo levantamento do CREAS. A discriminação e a hostilização por parte da sociedade figuram como agravantes do problema. “A rejeição é muito grande a essas pessoas, que são cidadãos como nós. Nosso trabalho tenta resgatar essa dignidade perdida. E os estudos que estão sendo feitos procuram identificar as causas, para que a gente não combata apenas os efeitos finais”, pontuou o coordenador do CREAS, Lívio César Dantas.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro