Sem categoria

Mil americanos já morreram na ocupação do Afeganistão

O número de soldados dos Estados Unidos mortos no Afeganistão chegou a mil, desde que o país invadiu e iniciou a ocupação do país asiático no dia 7 de outubro de 2001, segundo revelou nesta terça-feira um site americano independente.

Casualties.org, um portal que compila as baixas militares no Iraque e no Afeganistão, informou que dos mil mortos, só este ano 54 americanos já perderam a vida, no decorrer destes quase nove anos de ocupação sem derrotar a resistência.

No ano de 2009, o de mais baixas para as tropas ocupantes, pereceram um total de 316 militares estadunidenses. Desde março de 2003 no Iraque, 4.378 efetivos perderam a vida.

Também neste ano morreram 657 soldados de outros países que participam da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), nome fantasia das tropas comandadas pelo Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan), de acordo com a fonte.

A divulgação do milésimo americano morto coincide com a maior ofensiva militar lançada até hoje desde 2001, contra a cidade de Marjah, na província sulista de Helmand, limítrofe com o Paquistão e que era controlada pela resistência. Segundo o Pentágono, desde o início da ofensiva foram mortos 13 militares.

Ao todo, cerca de 150 mil militares ocupam agora o país asiático, depois que a OTAN reforçou suas fileiras com sete mil soldados adicionais e os Estados Unidos anunciou o envio de outros 30 mil até dezembro.

Com informações da Agência Prensa Latina