Sem categoria

Obama dá uma repaginada em proposta de Saúde

A Casa Branca anunciou esta semana que deve encaminhar uma nova proposta do presidente Barack Obama para a reforma do sistema de saúde, a fim de dar sequência ao que a administração considera prioridade legislativa do atual governo. O plano está emperrado no Senado americano desde que os democratas perderam a maioria na casa, em janeiro.

Funcionários da Casa Branca declararam que a medida visa reduzir o custo do seguro de saúde para famílias e pequenas empresas, o que facilitaria a adesão a um plano de saúde de 31 milhões de americanos, que estão fora de qualquer tipo de cobertura médica.

A reforma está parada no Congresso. Para levá-la por diante, as duas câmaras devem fundir os respectivos projetos de lei, processo que está paralisado desde que os democratas perderam, em janeiro, a maioria absoluta no Senado.

A iniciativa estabelece um novo mercado de seguros médicos, que permite tornar mais fácil, segundo a Casa Branca. A proposta de Obama não inclui, como fazia o projeto de lei da Câmara de Representantes, uma “opção pública”, um seguro médico oferecido pelo governo.

"É importante entender que esta proposta não se destina a ser a palavra final a respeito da legislação", disse por email Nancy-Ann DeParle, diretora do Escritório de Reforma da Saúde da Casa Branca.

"Na reunião bipartidária de quinta-feira o presidente vai continuar a trabalhar com membros de ambos os partidos para encontrar um terreno comum e buscar melhores ideias que irão ajudar as famílias e os pequenos empresários norte-americanos a terem maior controle sobre seu próprio serviço de saúde", escreveu Nancy-Ann.

Da redação, com agências internacionais