Neuton Miranda é homenageado na Câmara de Salvador

O presidente do estadual do PCdoB no Pará, Neuton Miranda, que faleceu na noite do último sábado (20/02), foi homenageado nesta segunda-feira (22/02) na Câmara Municipal de Salvador. Durante a sessão de reabertura dos trabalhos da Casa após o período de Carnaval, a vereadora Olívia Santana (PCdoB) discursou em plenário e lembrou grande contribuição dada por Miranda às lutas por mais justiça social.

“Fui pega de surpresa ao saber do falecimento de Neuton Miranda, um companheiro com uma trajetória belíssima dentro do PCdoB e uma pessoa que construiu uma história de luta contra a desigualdade e a injustiça em todo o país”, afirmou Olívia emocionada.

Miranda, que foi vítima de um ataque cardíaco fulminante enquanto trabalhava em Belterra, cidade do Oeste paraense, começou sua vida política ainda como estudante, sendo vice-presidente da UNE na gestão de Honestino Guimarães. Em 1972, passou a fazer parte do Partido Comunista do Brasil, enfrentando o período mais repressivo da Ditadura Militar. Entre 1992 e 1994, Miranda foi deputado estadual pelo PCdoB, com atuação destacada na defesa dos trabalhadores e na luta pelo direito de moradia, uma de suas grandes causas.

“Faço essa homenagem hoje na Câmara de Salvador não só pela história que a figura de Neuton Miranda representa, mas também pelo trabalho que ele vinha realizando atualmente, um verdadeiro exemplo de esforço na luta pela moradia”, explicou Olívia.

Além de presidente estadual do PCdoB no Pará e membro do Comitê Central do partido, Miranda era Superintendente Regional do Patrimônio da União no Pará. Neste órgão ele realizava um trabalho pioneiro de concessão de uso do solo, que beneficia mais de 60 mil famílias paraenses, desde ribeirinhos a moradores da grande Belém, no maior programa de regularização fundiária em área metropolitana do país.

Neuton Miranda deixa esposa, filha, mãe, irmãos e um exemplo a ser seguido por comunistas de todo o país.
 
Fonte: Assessoria do Gabinete da vereadora Olívia Santana