Sem categoria

Leia as teses do 15º Congresso da UJS

A União da Juventude Socialista (UJS) divulgou as teses de seu 15º Congresso Nacional — cuja plenária final ocorre de 17 a 20 de junho, em Salvador (BA). “Com o lema ‘Pra Ser Muito Mais Brasil’, o documento foi aprovado após intensos e democráticos debates em reuniões e na plenária nacional da entidade. Agora, será discutido por mais de 100 mil jovens em todo o país”, informa a página da UJS na internet.

As teses foram aprovadas por unanimidade, no dia 9 deste mês, por uma plenária que reuniu cerca de 100 participantes, de mais de 20 estados. A ideia central proposta pelos jovens socialistas é de que o Brasil, fruto do acúmulo das lutas do povo que redundaram nos avanços obtidos nos últimos anos, tem uma oportunidade rara para se constituir em uma nação próspera, desenvolvida, soberana, justa e integrada de maneira solidária com outros países e povos do continente.

O documento elenca fatos concretos que levam o país a essa nova condição, como a descoberta do pré-sal e a escolha para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Nessa área esportiva, os êxitos só foram possíveis graças à nova inserção do Brasil no mundo — e podem significar importantes oportunidades para resolver entraves estruturais históricos, melhorando a vida do povo.

Outro eixo importante é a percepção de que apenas com a união popular e muita mobilização social será possível concretizar tal oportunidade. Na concepção da UJS, a luta pela construção de um Brasil melhor está diretamente ligada ao projeto de transformação socialista do país.

“Sabemos que, quanto mais as transformações acontecerem, ampliando os direitos do povo e melhorando o país, mais conseguiremos ganhar adeptos para a causa de derrotar o capitalismo e construir uma nova sociedade — e é isso que nos move”, aponta o documento aprovado.

Eleições 2010: o Brasil entre o avanço e o retrocesso

Seguindo essa diretriz, os jovens socialistas põem as eleições presidenciais como o centro da luta política em 2010. A UJS propõe uma ampla mobilização em torno de bandeiras avançadas, que enfrentem os interesses do capital financeiro e seus representantes políticos (PSDB e DEM).

Para a UJS, tal programa avançado deve ser liderado por uma candidatura que consiga representar o legado dos dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, ao mesmo tempo, apresentar uma perspectiva de renovação e aprofundamento das mudanças iniciadas.

“A palavra de ordem é ousadia e criatividade para mobilizar milhares de jovens no 15º Congresso da UJS”, finaliza a tese.

Da Redação