Piauí está sintonizado com o Plano Nacional de Habitação

Trajetórias da Política Habitacional no Brasil – Pós-BNH; Princípios, Diretrizes e Objetivos da Política e Sistema Nacional de Habitação; Necessidades Habitacionais; Fontes de Recursos para Financiamento Habitacional e Plano Nacional de Habitação – PlanHab foram os principais temas abordados pelo consultor do PlanaHab, Anderson Kakuo Nakano, convidado especial da Ambiens Sociedade Cooperativa para falar no segundo dia de trabalho do ciclo de oficinas que está sendo promovido pela ADH.

Habitação - Reprodução
De acordo com o consultor, a finalização do PlanHab vai permitir a implantação e consolidação da Política Nacional de Habitação. “O PlanHab, quando finalizado, orientará o planejamento das ações públicas e privadas com o objetivo de melhor direcionar os recursos existentes e aqueles a serem mobilizados para o enfrentamento das necessidades habitacionais do país.

Na visão de Kakuo Nakano, o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social – PEHIS está caminhando junto com o país. “Está sintonizado com o planejamento nacional para fazer uma política de habitação correta”, explica. Para o consultor, é importante a equipe técnica da ADH e os movimentos sociais se aproximarem desses novos conhecimentos em relação à área de habitação. “Porque eles têm um importante papel na construção do Sistema Nacional de Habitação”, completa ele.

Para a advogada da Ambiens, Daniele Pontes, o segundo dia do evento foi importante porque contextualizou o Piauí no Brasil. “Trouxe o que a esfera nacional está pensando sobre habitação e como o Piauí se encaixa, isto é, como as políticas de habitação do PEHIS podem se integrar no Plano Nacional de Habitação.