Sem categoria

Começa a cair a máscara de Joaquim Roriz no DF

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), tem procurado manter distância do escândalo que assola a administração da capital federal. Entre as poucas declarações que deu sobre o assunto, o tom geral é de falsa "indignação", como aquela na qual o governador afirma que o escândalo no DF “É tão vergonhoso, é tão escandaloso, e eu fico numa indignação, eu fico numa vergonha. Meu Deus do céu, como pode chegar nisso aí?”, disse Roriz, em uma das 30 inserções que o PSC exibiu na TV.

A resposta para a pergunta de Roriz sobre "como pode chegar nisso aí" começou a ser respondida nesta semana. Em seu blog, a deputada distrital Eurides Brito (PMDB-DF) diz que o dinheiro que colocou na bolsa em um vídeo gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa em 2006 tinha como origem o ex-governador Joaquim Roriz. O vídeo é um dos muitos que foram divulgados do escândalo do mensalão do DEM de Brasília. Por meio de sua assessoria, Roriz nega que tenha mandado entregar dinheiro a Eurides e chama a acusação de “fantasiosa”.

Mas as afirmações da deputada parecem bem consistentes. Ela afirma que que foi ao escritório de Barbosa a mando do ex-governador para receber dinheiro que serviria para pagar diversos encontros com comunidades realizados na campanha eleitoral de 2006.

Eurides conta que procurou Roriz, ainda no primeiro semestre de 2006, para ter alguma posição do ex-governador sobre sua sucessão. Na época, Roriz ainda era filiado ao PMDB, mesmo partido de Eurides.

Segundo o blog, a deputada teria dito a Roriz que precisava organizar sua campanha e teria acertado com o ex-governador a realização de encontros com lideranças comunitárias. Segundo Eurides, ficou acertado que nestas conversas ela pediria votos para a candidatura de Roriz ao Senado e deixaria em aberto a escolha do candidato ao governo. Ela afirma ter realizado 12 encontros entre maio e junho de 2006.

“Eu não poderia fazer isso sozinha e ele me falou para fazer, pois ele arcaria com as despesas. Entre maio e junho fiz 12 reuniões. Tenho endereços e nomes dos líderes que organizaram as reuniões e vou apresentá-las como testemunhas”, disse a deputada distrital no texto publicado no blog http://www.euridesbrito.com.br/.

“Após a convenção, voltei a casa do governador Roriz e ele, para surpresa minha, perguntou se eu poderia voltar atrás e fechar com a Maria de Lourdes e eu disse que não daria mais porque fiz tudo como tinha sido combinado. Ele, então, me perguntou se já havia rodado o material. Eu respondi que não e ele me disse para não me esquecer de colocar o seu nome.

Daí o lembrei que ele não havia pagado ainda o dinheiro das reuniões de esclarecimento das candidaturas ao governo. E que estava me fazendo falta. Ele brincou dizendo que a culpa era minha por não ter lembrado a ele e afirmou que no dia seguinte me pagaria. No dia seguinte, ele mandou me dizer para eu passar no Durval e eu passei e recebi”. Disse no final Eurides, com sua versão sobre o encontro com Durval.

Eurides afirma que poderá chamar o ex-governador como sua testemunha no processo de cassação a que responde, Segundo reportagem da TV Globo. “Se necessário, sim. Não só ele como as pessoas organizadoras do evento. Creio que ninguém se furtaria”. O ex-governador do Distrito Federal afirmou que não acreditava que Eurides apresentasse uma “versão tão farsante”.

Antes das denúncias de Eurides, vários outros indícios já haviam surgido em relação à participação de Roriz no esquema de corrupção do governo do DF. Nos bastidores da política, em Brasília, tem sido afirmado que o esquema de propinas e desvios de verba pública foi implementado nos governos de Roriz e o atual governador José Roberto Arruda, que está preso, apenas continuo uma prática que já existia.

É sob este manto de suspeição que Roriz tentará novamente ser eleito para o governo da capital federal em outubro. As últimas pesquisas de intenção de voto o colocam como favorito, mas as últimas notícias podem colocá-lo numa situação bastante complicada.

Da redação,
com agências