Mulheres concluem curso de gestão democrática

Para o encerramento do Curso de formação em gestão democrática para mulheres, realizado pelo Instituto das Cidades, três parlamentares mulheres ministraram o 1º Seminário Mulheres Cearenses no Poder, eram elas a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), a deputada estadual Rachel Marques (PT) e a deputada federal Gorete Pereira (PR). O encerramento e entrega de certificados aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta sexta-feira (26.02).

Curso para mulheres

A vereadora Eliana Gomes fez uma exposição de como se deu o processo dela entrar no mundo da política, falou das comissões da Câmara Municipal de Fortaleza das quais faz parte e apresentou o decreto legislativo Mulher no Parlamento, programa que dispõe sobre medidas de incentivo à participação da mulher na atividade política e legislativa, de autoria dela, aprovado na CMF. “Fico feliz de ver essa turma grande de mulheres que querem assumir lugar na política, as pautas das mulheres não têm que estar em evidência só no dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher) e no dia 25 de novembro (Dia Internacional da não-violência contra a mulher), têm que estar sempre em discussão”, destaca.

Eliana falou ainda das ações do partido na discussão de políticas para mulheres e relatou como lida em casa com essa questão. “Sou mãe de uma menina de 14 anos e digo sempre a ela que faça a diferença na escola, tudo começa na juventude. Nunca esquecendo do respeito ao próximo”.

A deputada Rachel Marques destacou que ainda é muito pequeno o espaço que as mulheres ocupam na política. “As mulheres têm que estar mais envolvidas, somos 52% do eleitorado”. A deputada Gorete Pereira frisou que ainda há muito o que revolucionar e que é preciso que haja uma equiparação, mas destacou que as mulheres já tiveram vitórias significativas.

A oradora da turma, Socorro Carvalho falou em nome de todas da felicidade de terem conseguido levar o curso até o fim. “Nós queremos agora deliberar, decidir e pautar”, disse. O coordenador do Instituto das Cidades, Eduardo Arraes parabenizou a turma e demonstrou o desejo de continuar com os cursos. “Esse é um grupo que vem aumentar o número de participação de mulheres nas Casas Legislativas”, destaca Eduardo.

Cerca de 60 mulheres concluíram o curso, que teve 40 horas/aula e foi realizado no Centro da Pastoral Maria Mãe da Igreja. Estiveram presentes ao encerramento o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), a coordenadora do curso a professora Lelia Lins Lacerda, dentre outras professoras. A noite seguiu com um coquetel para as concludentes que pediram em coro, ao final da plenária, uma 2ª etapa do curso.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes