PCdoB de São Paulo lança pré-candidatura ao Senado

Neste sábado, 27 de fevereiro, o comitê estadual do PCdoB de São Paulo se reuniu na capital paulista para debater o cenário político nacional e o projeto eleitoral do partido para as eleições de 2010.

As discussões se pautaram pela orientação nacional do partido, que coloca no centro da luta política no país a disputa presidencial, onde está em jogo, de um lado, o avanço das forças progressistas e de outro o retrocesso ao projeto neoliberal capitaneado pelo tucano José Serra.

Na resolução aprovada, os dirigentes paulistas ressaltam que “São Paulo é um estado decisivo para a vitória nacional”, daí a importância de se construir uma candidatura forte ao governo para dar sustentação à candidatura presidencial e desmascarar o desgoverno tucano, atualmente liderado por Serra. Nesse sentido, reforça a opinião de que “a candidatura que pode unir estas forças e cumprir este papel é, hoje, a de Ciro Gomes”.

PCdoB na disputa do Senado
Outra importante decisão da direção estadual do PCdoB é o lançamento da pré-candidatura do vereador Netinho de Paula ao Senado Federal. “Netinho é um artista popular que se revelou nas fileiras do PCdoB uma liderança política capaz, dedicada, coerente e sintonizada com os anseios de amplas parcelas do povo de nosso estado”, diz a resolução.

Na disputa proporcional, o PCdoB estrutura uma forte chapa federal e estadual, com pré-candidaturas em vários segmentos de lideranças com grande reconhecimento público e forte enraizamento social.

Leia, abaixo, a integra da Resolução aprovada.

Resolução Política do Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo

PCdoB decide lançar Netinho de Paula pré-candidato ao senado

1- Em consonância com a decisão nacional do Partido, os comunistas de São Paulo colocam a eleição de 2010 no centro de sua atividade e buscam contribuir para a vitória nacional do campo composto em torno do presidente Lula para continuar e aprofundar as mudanças e conquistas obtidas nos dois primeiros mandatos;

2- São Paulo é um estado decisivo para a vitória nacional. É importante construir aqui um único palanque do campo do presidente Lula, com uma candidatura forte ao governo do estado, capaz de desmascarar a farsa administrativa tucana e abrir caminho para colocar o estado em compasso com os rumos do desenvolvimento nacional. A candidatura que pode unir estas forças e cumprir este papel é hoje, na opinião do PCdoB e de todas as demais legendas deste campo, a de Ciro Gomes. Durante os meses de março e abril, o PCdoB participará de todas as reuniões já previstas com os partidos aliados e o deputado, visando a composição e o êxito desta ampla frente unitária.

3- Concomitante com a definição da candidatura ao governo devemos ir conformando uma chapa majoritária forte e competitiva. Para tanto, o PCdoB decide apresentar o nome de Netinho de Paula para concorrer a uma das vagas ao senado. Netinho é um artista popular que se revelou nas fileiras do PCdoB uma liderança política capaz, dedicada, coerente e sintonizada com os anseios de amplas parcelas do povo de nosso estado. Eleito vereador da capital (o mais votado da coligação), Netinho reúne condições de agregar forte caráter popular a qualquer chapa majoritária e de obter vitória eleitoral. Para os comunistas, disputar uma vaga ao senado com Netinho abre um grande caminho para a projeção política, social e eleitoral do Partido no estado. Desde já, todos os comitês municipais e lideranças partidárias, nos mais diversos setores, devem se engajar na divulgação e mobilização de forças em apoio a este pleito.

4- Em relação à disputa para deputado federal, o PCdoB conta em sua chapa com nomes destacados como do ex-presidente da Câmara Federal, ex-ministro do governo Lula e atual deputado federal, reeleito várias vezes, Aldo Rebelo; de Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal reconhecido nacionalmente por sua luta contra a impunidade e a corrupção; de Célio Turino, idealizador e coordenador no Ministério da Cultura do exitoso Programa dos Pontos de Cultura; e muitas outras lideranças regionais e municipais.
Já o Ministro Orlando Silva deixa de figurar como candidato, atendendo pedido do presidente Lula, e com entusiasmado apoio do Partido, para continuar à frente do Ministério do Esporte e assumir ainda maiores desafios na coordenação da Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016. Tendo em vista que o ministro Orlando Silva construiu um amplo trabalho em nosso estado, na área do esporte e em outras tantas esferas, que precisa ser contemplado, o PCdoB decide apresentar a pré-candidatura a deputado federal de Gustavo Petta. Petta foi presidente da UNE por duas gestões, candidato a vereador na capital em 2008, recebendo votação expressiva, e no último período se destacou na área do esporte, sendo atualmente Secretário Municipal de Esportes de Campinas. Por essa trajetória e por seus atributos políticos, apresenta-se capacitado para realizar campanha ampla no interior e na capital, com apoio principal do segmento esportivo e da juventude.
Esta composição de chapa nos anima decididamente para a batalha e indica que temos possibilidade de eleger no mínimo dois deputados federais.

5- Na disputa pelas vagas na Assembléia Legislativa o Partido já obteve um grande êxito ao formar uma chapa própria com quase uma centena de pré-candidatos, ainda com possibilidade de ampliação, o que aponta uma perspectiva de desempenho eleitoral altamente positivo. O desafio agora é consolidar estas pré-candidaturas, colocá-las em ação e articulá-las com as pré-candidaturas de deputado federal. Nosso objetivo com estes esforços é o de eleger ao menos três deputados estaduais.

6- Para auxiliar a direção do Partido na coordenação e aproximação com nossas pré-candidaturas, devemos constituir um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE-2010), cuja composição será de imediato definida pela Comissão Política Estadual. Todos os acordos eleitorais a serem realizados, dentro ou fora do Partido, deverão ser analisados pelo GTE e aprovados pela CPE.

7- Os próximos meses serão decisivos para o crescimento e fortalecimento do PCdoB em São Paulo. Ao lado das importantes tarefas que teremos nas diversas frentes da luta social e política, em particular a realização da Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais (31 de maio,SP) e da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT, 1o. de junho, SP), devemos dar grande destaque à comemoração dos 88 anos do PCdoB, ao longo de março. No dia 25 de março haverá sessão da Comissão de Anistia, na Câmara Municipal de São Paulo, onde será entregue a portaria de anistiado político de Ângelo Arroio e julgados os requerimentos de anistia de Maurício Grabois e Dinaelza Coqueiro, todos dirigentes do Partido assassinados pela ditadura. No dia 28 de março teremos a festa popular de comemoração do aniversário. Conclamamos todo o partido para realizar atos, eventos comemorativos, pronunciamentos públicos e outras iniciativas que reforcem ainda mais o nosso patrimônio político, as fileiras militantes e os laços com aliados, amigos e o povo em geral.

Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo.

São Paulo, 27 de Fevereiro de 2010