PCdoB de São Miguel finaliza planejamento de 2010

A organização dos comunistas leva em conta a questão eleitoral, com quadro favorável aos trabalhadores

Os membros do Comitê Distrital de São Miguel, mais os pré-candidatos da região, realizaram neste domingo (28/2), a segunda etapa do planejamento que orientará as ações dos comunistas este ano.

Baseados no Plano de Trabalho do Comitê Municipal de São Paulo, foi decidida uma série de ações locais. A reunião foi acompanhada pelo Secretário de Organização do PCdoB na cidade, Edmundo Fontes.

Quadro favorável à esquerda é omitido pela mídia burguesa
A ex-deputada estadual Ana Martins fez a atualização política, enfatizando a situação favorável à esquerda nessas eleições. “Apesar de estarmos num bom patamar, devido às ações do governo Lula, como o pré-sal, o PAC e as relações internacionais, não podemos esquecer que os EUA, representados no Brasil pela turma de FHC e Serra, tentam interferir a todo instante em nossas ações”.

“O governo de Fernando Henrique não implantou projetos sociais de grande impacto, não valorizou o salário mínimo, além de manter muito elevados os índices de desemprego”. De acordo com a ex-parlamentar, este ano, em vez de uma carta de compromisso, o PCdoB defende um programa que avance para um projeto de desenvolvimento para a nação”, concluiu.

É bom lembrar que a atual Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que ajudou a influenciar positivamente (em favor dos trabalhadores) o programa nacional do governo, ganha musculatura na disputa pela sucessão à presidência. “Infelizmente, isso não é divulgado pelos meios de comunicação dirigidos pela burguesia. Eles não admitem que o pré-candidato do neoliberalismo José Serra despencou nas pesquisas”. Serra tem 32% da intenção de votos enquanto Dilma aparece com 28%. Empate técnico.

O PCdoB na disputa eleitoral
O vice-presidente do Comitê Municipal SP, Alcides Amazonas, responsável pela intervenção política no estado de São Paulo, lembrou que, em 2008, o PCdoB se recuperou das derrotas eleitorais obtidas em 2004 e 2006, elegendo os vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula.

Segundo o dirigente comunista, o campo majoritário ainda está indefinido. No entanto, “na chapa coligada à deputado federal, existem grandes chances do PCdoB eleger 3 deputados federais.

Na chapa própria para deputados estaduais, adiantou que deve haver a participação de mais de 100 candidatos. Por último, falou sobre a possibilidade real de o partido lançar o nome do vereador Netinho de Paula para concorrer a uma vaga no Senado, já que ele aparece bem posicionado nas pesquisas. Este ano, os eleitores de São Paulo elegem dois senadores.

Tarefas das secretarias
De forma sintética, os secretários locais apresentaram suas propostas de trabalho. A Formação sugeriu uma agenda itinerante de debates e cursos de formação para acompanhar as bases. A dos Movimentos Sociais, priorizou a realização de encontros mensais do movimento comunitário da região. A Comunicação se empenhou na elaboração de diretrizes que melhorem a distribuição do jornal A Classe Operária. A secretaria de Finanças, por sua vez, sugeriu a realização de eventos para arrecadar fundos, como jantares e bingos. A Juventude falou sobre a formação de Grêmios em escolas que ainda não estão sob a influência dos comunistas, bem como a retomada dos Grêmios perdidos. Para alavancar o trabalho, estão programando uma festa à fantasia no próximo dia 17/04, na sede do partido em São Miguel.

Intervenções propositivas

Durante as intervenções, falou-se:
1) sobre a importância de reformar a Campanha de Filiação que, na cidade toda pretende alcançar 3.000 novos filiados;

2) realização de debates mensal;

3) retomada das bases: Ponte Rasa (Burgo Paulista e AE Carvalho), João Canuto, Keralux (Verônia), Baixada, Miragaia, Jd das Oliveiras, Educação e Cultura, Juventude, Encosta Norte (Itajuíbe), Curuçá e Condutores. Para cada uma das bases, destacou-se ao menos um responsável pelo acompanhamento. No entanto, constatou-se que faltam pessoas liberadas para ajudar no trabalho de visitação aos filiados, amigos e simpatizantes do partido.

Março Vermelho

Os comunistas repassaram a agenda do “Março Vermelho” composta por várias atividades gerais e locais. Entre elas, as comemorações ao Dia Internacional da Mulher; os 88 anos de fundação do PCdoB, com a homenagem à memória de Ângelo Arroyo, Maurício Grabois e Dinaelza Coqueiro, na manhã de 25/03 na CMSP, com bandeiraço na porta do parlamento. Discutiu-se também sobre a participação organizada na grande festa de aniversário do PCdoB, prevista para o dia 28/03.

Agenda local

Na agenda local, estão previstas várias atividades:

02/03 às 14h – reunião do Movimento do Pantanal para discutir a questão das enchentes, na sede do partido em São Miguel;

07/03 às 15h – Plenária Festiva de mulheres, também na sede do partido;

12/03 às 9h – reunião do Movimento de Luta pela Universidade Pública na Zona Leste (Unifesp), no salão do Padre Ticão, em Ermelino Matarazzo;

19/03 às 19h – Debate Político na sede do PCdoB.

A próxima reunião do pleno foi agendada para o dia 10/04, às 15h.

De São Paulo, Alice Cardoso