Piauí terá vacinação contra H1N1 a partir do dia 8

A primeira etapa da vacinação ocorrerá no período de 8 a 19 de março, somente para o grupo prioritário restrito de profissionais da área de saúde que vão trabalhar diretamente no enfrentamento de uma possível pandemia da gripe este ano.

A vacinação será liberada para outros grupos prioritários da população a partir do dia 22 de março. Em Teresina, de acordo com a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, todos os postos de saúde estão preparados para a operacionalização da vacinação, que se estenderá, em cinco fases, até o dia 21 de maio, abrangendo a introdução de uma nova etapa pelo Ministério da Saúde para incluir os adultos da faixa etária de 30 a 39 anos, considerando o número de internações hospitalares e mortes pela doença ocorridas no ano passado.

Aproximadamente 410 mil teresinenses e, ao todo, cerca de 1,5 milhão de piauienses serão imunizados contra a gripe A (H1N1). “Alguns grupos, por enquanto, vão ficar de fora da vacinação, porque praticamente não foram atingidos pela pandemia ocorrida no ano passado em âmbito mundial”, explica Amariles Borba. “A vacinação prioriza aqueles grupos que se mostraram mais vulneráveis à gripe pandêmica noano passado, daí a criação dos grupos prioritários”, justifica.

O Ministério da Saúde também explica que a limitação imposta pela capacidade de produção por parte de laboratórios no Brasil e no mundo impossibilita a disponibilização da vacina para toda a população brasileira. Observa também a instituição, que a administração da vacina é indiscriminada para cada grupo prioritário, independentemente do antecedente de vacinação ou doença.