Sem categoria

Esporte reflete degradação da Rússia capitalista

A degradação da Rússia capitalista também se reflete nos resultados esportivos. Os Jogos Olímpicos de Inverno, recém concluídos na cidade canadense de Vancouver, foram especialmente dolorosos para a opinião pública russa.

A Rússia, historicamente uma potência em todas as disciplinas das modalidades de inverno, nunca havia ocupado um posto tão baixo no quadro de medalhas olímpico. O décimo primeiro posto, com 15 medalhas, foi considerado em Moscou uma humilhação nacional.

E extinção do socialismo na ex-União Soviética não poderia deixar de se refletir no rendimento dos esportistas de ponta. Basta ver o gráfico abaixo para perceber essa evidência:

Na época da União Soviética (em vermelho) os esportes olímpicos de inverno estavam sempre nos postos mais altos do quadro de medalhas, ora em primeiro lugar, ora em segundo.

A linha azul mostra a evolução dos resultados da Rússia capitalista, que levou o pais a figurar apenas a dois postos acima de um país com um inverno tão "rigoroso" como a Austrália.

Com a perspectiva que o país sediará a próxima edição dos jogos, no inverno de 2014, o presidente Medviedev declarou, de forma irada, que "tendo em conta o que aconteceu em vancouver, devemos mudar de forma cardinal a preparação de nossos esportistas".

"Os funcionários responsáveis pela preparação da equipe olímpica devem apresentar seus pedidos de demissão por escrito", sentenciou.

Iván Miélnikov, responsável pela Secretaria de Organização do Partido Comunista da Federação Russa, relembra que "não podemos ver com indiferença que um grande número de compatriotas defenda, com êxito, o pavilhão de outros países ou como nossos treinadores preparam campeões estrangeiros ou como muitos de nossos campeões tiveram de treinar no exterior para conseguir medalhas".

"Isso é algo indigno dos alicerces que foram assentados no esporte durante o período soviético. Mas o problema não é só dos funcionários das federações esportivas: é uma questão de sistema. A economia está na base de tudo", esclareceu o comunista.

Fonte: Blog La Conquista de la Civilización Socialista