Governo garante recursos para a 10ª edição do Rallye Transamazone

Governo garante recursos para a 10ª edição do Rallye Transamazone
Na tarde desta quinta-feira (26), o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), garantiu apoio financeiro à realização da 10ª edição do Rallye Transamazone, um evento internacional organizado pela IDS (entidade francesa Ilha do Sol), que reúne navegadores de vários países.


Serão 22 embarcações da França, Bélgica, Inglaterra, Suíça e Nova Zelândia, cujos tripulantes farão um intercâmbio cultural com moradores dos locais por onde passarão, além de movimentarem a economia local. "Só no ano passado foram R$ 1,5 milhão movimentados com a presença do Rallye nas cidades", informou o diretor de Esporte de Rendimento e Projetos Estratégicos, Moisés Alves.

O cheque, no valor de R$ 45 mil, foi entregue pelo titular da Seel, Jorge Panzera, a Noélio Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca, como resultado do convênio firmado com a IDS, em cumprimento a um termo de compromisso assinado pela ex-secretária de Esporte e Lazer, Lúcia Penedo, com vigência até 2010.

Os participantes do Rallye chegam ao Pará no próximo domingo (28), na Estação da Docas. A competição começará em 06 de março e prosseguirá até final de abril, com parada em nove municípios paraenses: Belém, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Porto de Moz, Almeirim, Monte Alegre.

Apoio social – Os velejadores também doam à população cestas básicas e óleo diesel, para moradores de comunidades que usam gerador. O diretor Operacional do evento, Nicolas Tiphagne, ressaltou como a presença das equipes mobiliza a população. "Ano passado, em Almeirim, uma comunidade chamada Novo Horizonte montou um restaurante para receber a gente e, com os valores arrecadados, foi construída uma escola", contou. Os velejadores também ajudam a divulgar o potencial turístico e a biodiversidade do Pará em todo o planeta.

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira foi acertado que a Paratur será responsável pela organização da recepção aos velejadores em Belém. "Temos a nossa equipe permanente que trabalha nos eventos, mas como isso é uma coisa maior selecionamos voluntários que falam outras línguas, principalmente universitários", informou a gerente de Marketing da Paratur, Jaqueline Alves.

O Rallye é um evento esportivo e turístico, que envolve prefeituras, secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha e Capitania dos Portos, tudo para garantir a segurança e o êxito da competição.

Rallye Transamazônico irá visitar 11 localidades paraense