Sem categoria

Comissão Política se reúne para debater projeto eleitoral

Realiza-se nesta sexta-feira, 5, a segunda reunião da Comissão Política Nacional, vigente desde o 12º Congresso do PCdoB. Seus 27 membros discutirão o projeto eleitoral conforme a necessidade que o partido tem de atingir novos patamares de atuação especialmente no Congresso Nacional. Um dos pontos de destaque será a definição da data e do local em que acontecerá o anúncio do apoio oficial dos comunistas à pré-candidatura de Dilma Rousseff.

“O PCdoB considera que a ministra tem plenas condições de dar continuidade e aprofundar o ciclo político aberto por Lula em 2002”, diz José Reinaldo Carvalho, membro da CPN e do Secretariado Nacional.

Além desses pontos, a CPN tratará da realização da Convenção Nacional e das convenções estaduais para as escolhas das chapas que disputarão vagas ao Congresso Nacional, às assembleias legislativas e aos governos. Conforme a legislação eleitoral brasileira, tais convenções devem acontecer até junho.

O PCdoB tem trabalhado com a perspectiva de eleger mais de 20 deputados federais – hoje tem 12 – e ao menos mais dois senadores, de maneira que o partido alcance um novo patamar no Congresso, o que lhe garantiria maior participação na vida política nacional, maior poder de influência e um melhor nível de funcionamento.

Vida partidária

Mas não é só de temas eleitorais que tratará a reunião da Comissão Política. A vida partidária também estará presente. Neste caso, a CPN encaminhará indicações relativas às decisões do 12º Congresso em especial no que diz respeito à necessidade de o partido ter maior organicidade e uma eficiente política de formação e acompanhamento de quadros.

“A intenção é reforçar os vínculos entre militância e partido, tornando-a mais estável, numerosa, extensa e organizada, ligada às massas e protagonista das lutas políticas nacionais”, coloca Carvalho. Para ele, “tudo isso corresponde ao caráter de classe e à identidade comunista do PCdoB”.

Da redação

Sobre estes assuntos, leia também:

PCdoB vai realizar ato para anunciar apoio à Dilma

Encontro debaterá mudanças político-organizativas no PCdoB