Centrais sindicais debatem II CONCLAT

Com o objetivo de debater a preparação, no Rio Grande do Norte, para a II Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), que se realizará em junho, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais, se reúnem nesta quinta, 05, às 9h, na sede da CTB.

Moacir Soares
A Comissão foi formada durante a realização de um café da manhã, no último dia 23, que contou com a participação de mais de 70 pessoas, representando diversas entidades sindicais e populares, além da presença do Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil, Antenor Roberto, o secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, e do vereador George Câmara (PCdoB).

A presença de importantes lideranças do movimento sindical e popular foi vista como bastante positiva e representa um momento em que as entidades sindicais unem esforços para construir um evento que definirá os rumos da classe trabalhadora no país. “Precisamos voltar a ser protagonistas principais do movimento pelo desenvolvimento nacional deste país”, completou o diretor de Política Sindical da ADURN, Wellington Duarte.

Wellington fez uma intervenção onde colocou o apoio da entidade para a realização da II CONCLAT e ressaltando que a ADURN está tendo uma atitude mais ativa no que se refere ao movimento da classe trabalhadora, buscando atuar nas diversas áreas do sindicalismo.

Para os participantes, a realização da Conclat será de fundamental importância para a organização dos trabalhadores e na tomada de posição conjunta, tendo em vista as eleições deste ano. Nesse sentido, o movimento sindical precisa se articular e se unir tanto para reforçaras reivindicações imediatas, como a questão da redução da jornada de trabalho, quanto para interferir no processo eleitoral, defendendo bandeiras que apontem para o desenvolvimento nacional, com valorização do trabalho e justiça social. Daí porque os trabalhadores não descartam a possibilidade de definir apoio, já durante a realização do Encontro, a um candidato à sucessão de Lula.

Para o presidente da CTB/RN, Moacir Soares, o café da manhã promovido pela central pode ser avaliado como vitorioso, pois contou com a participação de quatro das seis centrais existentes no Estado, e com a presença de sindicalistas, representantes de várias entidades e categorias importantes. Além disso, o evento teve a presença de representantes de diversos segmentos dos movimentos sociais, igualmente motivados para participar da Assembléia Nacional de Movimentos Sociais, agendada para 31 de maio, em São Paulo.

 

Com informações do Blog do Moacir Soares e do site da ADURN