EaD: Unitins vai ao MEC pelo recredenciamento
A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins continua os diálogos, junto ao MEC – Ministério da Educação, em prol de recuperar o credenciamento da Universidade.
Publicado 05/03/2010 13:32 | Editado 04/03/2020 17:22
Após tomar posse na última segunda-feira, 1º, como novo reitor da Fundação, André Luiz de Matos Gonçalves viajou para Brasília, para cumprir agenda de trabalhos no Ministério. Nos últimos dias, o reitor se reuniu com o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky e, ainda, com o secretário Executivo do MEC, José Henrique Pain Fernandes.
Segundo afirmou o reitor, os encontros tiveram resultados positivos e serviram para reafirmar os compromissos do MEC com a Unitins. Na ocasião, a nova reitoria da Universidade também foi apresentada ao Ministério, a fim de continuar os diálogos sobre a Unitins. “Outro compromisso que eles reafirmaram comigo foi o de que, todos esses alunos que estão matriculados, hoje, no ensino a distância da Unitins, terão seus diplomas validados. Então, todos esses alunos não terão prejuízo nenhum”, enfatizou Gonçalves.
A adoção do Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil, também foi abordada durante os encontros. “Vamos migrar do tipo de ensino a distância adotado hoje, para este. Vamos cumprir um compromisso que nós temos por 23 meses, com os quase 52 mil alunos, e a partir daí, iniciar uma nova etapa, dentro da UAB. Antes mesmo de terminar esses 23 meses, nós já estaremos nessa nova modalidade”, garantiu o reitor, ao dizer que há garantias do MEC, no sentido de que, o novo modelo comece a vigorar a partir de agosto desse ano.
EDITAL
Durante as reuniões, o MEC também se comprometeu a esclarecer um equívoco criado entre as IES – Instituições de Ensino Superior, que haviam se inscrito no edital de convocação das IES particulares e interessadas em credenciar, em caráter excepcional e dentro da abrangência geográfica de atuação, os polos de ensino a distância da Unitins.
O edital permite o compartilhamento dos polos de ensino e não a migração dos alunos da Unitins, como fora cogitado entre as instituições inscritas no processo. “Os alunos da Unitins, são da Unitins. Não é o objetivo do edital transferir esses alunos, até porque, a transferência depende, exclusivamente, do aluno. Com esse edital, os pólos continuam com a Unitins, embora compartilhados com outra Instituição de Ensino Superior”, explicou o reitor, ao se referir à conversa com o secretário, Carlos Bielschowsky.
O edital do MEC continua suspenso por determinação da Justiça Federal.
Saiba mais: Sistema UAB
É um articulador entre as Instituições de Ensino Superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial. Feita a articulação entre as instituições públicas de ensino e os polos de apoio presencial, o Sistema UAB assegura o fomento de determinadas ações, de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos. (Fonte: www.uab.cape.gov.br)
Fonte: Unitins