PCdoB/RN destaca marco centenário do 8 de março

A Secretaria de Mulheres do Partido Comunista do Brasil mobiliza sua militância para celebrar o Dia Internacional da Mulher no Rio grande do Norte. Comemorado mundialmente no dia 08 de março, este ano a data assume um caráter especial com o marco centenário da comemoração.

Graça Lucas
“O 8 de março é uma data estratégica construída e consolidada pelas mulheres. Este ano, vamos participar de várias ações e reforçar a idéia de que a autonomia feminina é algo imprescindível, pois as mulheres são protagonistas da sua história e donas da própria vida”, explica a secretária estadual de Mulheres do PCdoB/RN, Graça Lucas.

Segundo Graça, a Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB/RN se junta às comemorações aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, participando das atividades que estão sendo organizadas pelas Mulheres da Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do Estado do RN (FECEB), da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais Centrais Sindicais e entidades do movimento feminista.

O Presidente Estadual do Partido e membro do Comitê Central, Antenor Roberto, lembra que este ano, quando mulheres do mundo inteiro comemoram os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, o Partido Comunista do Brasil divulgou uma Resolução sobre o centenário do 8 de março. O documento, aprovado pelo Comitê Central, durante encontro em São Paulo, nos dias 6 e 7 de fevereiro, “ao mesmo tempo em que saúda as mulheres brasileiras neste seu dia, conclama as comunistas a serem protagonistas de ações que celebrem os 100 anos do 8 de março, lembrando o que afirma o documento da 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher de que não há projeto de desenvolvimento sem a participação da mulher”.

Em sua Resolução, o Partido Comunista do Brasil reafirma “que o avanço da emancipação das mulheres é uma condição para o progresso social”, como está estabelecido no seu Programa, aprovado no 12º Congresso.

Já o vice-presidente estadual do Partido, Canindé de França, lembra os 200 anos da escritora e poetisa norte-rio-grandense, Nísia Floresta. Ele ressalta o papel da escritora em seu tempo, sendo uma das primeiras vozes femininas a lutar, efetivamente, pelos direitos das mulheres e contra a escravidão. “Ao lado de sua luta pela valorização das mulheres e por uma educação igualitária no Brasil, destaca-se ainda na obra de Nísia Floresta sua adesão à causa abolicionista, uma das vertentes mais ressaltadas de seu pensamento”, destaca.

Além da publicação de artigos que tratam da condição feminina em diversas culturas, e da sua primeira obra, Direitos das mulheres e injustiça dos homens, nos livros “A Lágrima de um Caeté” e “Opúsculo Humanitário”, bem como nos artigos “Passeio ao Aqueduto da Carioca” e “Páginas de uma Vida Obscura”, que foram publicados na imprensa nas décadas de 1840 e 1850, ela insere a questão da escravidão chamando a atenção para o sofrimento do negro e para as práticas cruéis desempenhadas por alguns de seus senhores, um reflexo de sua postura humanista.

Origem da data

Em 1910, na 2ª Conferência de Mulheres Socialistas, em Copenhague, Clara Zetkin idealizou que a cada 8 de março, em todos os lugares do mundo, existisse o debate do papel que a mulher exerce na sociedade, impulsionando por meio das mobilizações populares as transformações sociais.

A escolha do dia não foi por acaso. Em 1875, operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, protagonizaram uma das greves mais importantes da história mundial. Elas reivindicavam a equiparação salarial de homens e mulheres, no exercício da mesma atividade, redução da jornada de trabalho, e tratamento digno no exercício profissional. As 130 tecelãs morreram queimadas após serem trancadas na fábrica.

PROGRAMAÇÃO

Grande Confraternização
Dia: 07 de março
Hora: 10h
Local: Associação Recreativa dos Correios

Ato Público
Dia: 08 de março
Hora: 9h
Local: Praça Tamandaré, em frente ao Sindicato dos Rodoviários

Café da manhã
Dia: 13 de março
Hora: 9h
Local: Hotel Monza

Atividade em Mossoró
Dia: 20 de março
Local: SESI de Mossoró

Panfletagem
Dias: 10 de março
Hora: 16h
Local: Alpargatas

Panfletagem
Dias: 11 de março
Hora: 13h30min
Local: Coteminas/Município de Macaíba

Panfletagem
Dias: 12 de março
Hora: 10h e 13h
Local: Guarapes
Panfletagem
Dias: 12 de março
Hora: 13h30min
Local: Coteminas/município de Macaíba

As comemorações vão se estender por todo o mês de março e terão como mote principal o centenário de instituição do Dia Internacional da Mulher.
 


De Natal, Jana Sá