Auriel Filho: A História sendo contada

Precisamente no dia 25 de março o PCdoB comemora 88 anos de luta. Neste artigo Auriel Filho, Secretário de Comunicação do PCdoB de Guarulhos, trata dos 88 anos do partido sem deixar de fora os 32 anos de atuação do PCdoB na cidade.

Uma luta travada com coerência política e com a certeza que o Brasil precisa avançar e consolidar as mudanças para se tornar capaz de se desenvolver e diminuir as desigualdades sociais. O partido sempre se posicionou na luta por um país justo, humano, soberano e democrático e a sua história no Brasil todos reconhecem desde a sua fundação em 1922. O socialismo no Brasil será um dia implantado pela unidade das forças progressistas e democráticas que sonham e querem um país melhor que gera oportunidades ao conjunto dos seus trabalhadores, dando a sua família dignidade. Não podemos nesses 88 anos deixar de fora os 32 anos de atuação do partido na cidade.

Antes de adentrar ao período de atividades do partido propriamente dito, tivemos uma
militante da União da Juventude Comunista (UJC), Helenira de Souza Nazaré Resende que iniciou as sua atividades em 1964 a 1968. Helenira foi Professora do magistério, foi fundadora do GECA (Grêmio Estudantil Castro Alves e organizou o grupo de teatro CPC (Centro Popular de Cultura). Lecionou para alunos da rede estadual na s escolas Conselheiro Crispiniano e Cerqueira Cezar, foi vice presidente da UNE em 68. Foi presa no Congresso de Ibiúna e foi morta na Guerrilha do Araguaia pela tropa de paraquedista do exército brasileiro.

Após isso o ponto de partida do PCdoB em Guarulhos foi no inicio da década de 1970. Nesse tempo havia em Guarulhos um núcleo partidário que juntamente com outras cidades formavam o zonal do então diretório regional de São Paulo. Em função da ditadura militar, o partido tinha vida clandestina e por conseqüência, suas reuniões e encontros eram realizados com reduzissímo numero de pessoas para garantir a continuidade de ação política.
A partir da década de 80 e 90 com a legalização do PCdoB, o partido em Guarulhos adquire nova fisionomia. Durante esse período, participamos de todas as campanhas nacionais, tais como: Campanha das Diretas Já, eleições de governadores e de Presidente da República e o Fora Collor.

Já em 2000 o partido passava por algumas transformações que foram: a vida institucional onde pela primeira vez um militante comunista era eleito com a sigla do PCdoB, no caso a camarada Luiza Cordeiro que no momento está no terceiro mandato e com o trabalho desenvolvido por diversos camaradas no governo, na área sindical e nos movimentos populares que oxigenou a nossa prática política. O partido desde 2002 vem crescendo suas fileiras militantes, hoje temos, duas mil e trezentas filiações cartoriais, além disso, pela primeira vez lançamos um candidato a prefeito nas eleições de 2008. Essa trajetória só foi possível graças à política acertada e à militância partidária no qual queremos agradecer prontamente.

Não podemos se despedir sem citar alguns camaradas que levantaram a bandeira da liberdade nos dias difíceis que foram: Prof. Marcos, Prof. Hamilton Felix, Ana Rosa. Adélia Marcondes, Valter Dantas, Luiza Cordeiro, Tom, Prof. Isaldo, Elza, Prof.Claudenil e Gilmar Lopes.

Despeço citando um grande líder comunista João amazonas que disse “A unidade é a bandeira da esperança”. O PCdoB na sua caminhada histórica vem aprendendo que a unidade, o respeito e o entendimento entre as forças sempre serão determinantes para criar uma sociedade mais fraterna e justa.

Auriel Filho, é Secretário de Comunicação do PCdoB de Guarulhos