BA: Mulher e poder é tema de palestra no Sindicato dos Bancários
As mulheres nos espaços de poder é o tema da palestra apresentada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), convidada do Sindicato dos Bancários da Bahia – SBBA nas comemorações aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher e dos 20 do Departamento para Assuntos de Gênero da instituição. O evento será na sexta-feira (12/3), 19h, no Espaço Cultural Raul Seixas, na própria sede do SBBA, nas Mercês.
Publicado 11/03/2010 10:15 | Editado 04/03/2020 16:20
“Nós sempre promovemos atividades em relação à luta de emancipação da mulher e, principalmente, em defesa da igualdade de oportunidades e direitos”, afirmou a diretora para Assuntos de Gênero do Sindicato, Nole Fraga. A palestra é, justamente, mais um alerta em relação a sub-representação feminina nos cargos de chefia já que, dos 69 integrantes do SSBA, apenas 14 são mulheres. Em termos percentuais, está abaixo do mínimo de 30% direcionado às cotas.
“Para nós, em pleno século 21, terceiro milênio, não cabe apenas 20% de mulheres. O Sindicato ainda é tido como espaço de homem. E qual foi a preocupação e efetivação para que se proporcionasse uma maior participação de mulheres?”, provocou a diretora do SSBA e integrante da União Brasileira de Mulheres, Patrícia Ramos. De fato, o mais alto posto já alcançado foi a tesouraria na direção executiva. “Nunca se pensou em uma mulher para vice ou a presidência”, criticou.
Histórico
Ao longo dos 20 anos de fundação do Departamento de Gênero, inicialmente chamado de Departamento para Assuntos da Mulher – o setor alterou a alcunha justamente para abranger questões sociais, racial e de discriminação entre homens e mulheres -, destaca-se também o combate à violência contra a mulher. “Não é uma luta só do Departamento, mas uma bandeira importante que unifica todas as categorias de trabalhadores”, destacou Nole. Uma das principais conquistas, segundo ela, foi a inclusão da bandeira da igualdade de oportunidades para as mulheres na pauta da Convenção Coletiva dos Bancários, desde 2002.
O Departamento também notabiliza a publicação do jornal “Mulher em Movimento”, que aborda majoritariamente questões relacionadas à mulher, mas sem se afastar do debate político. Lançado em 1994, mantém-se até hoje, apesar de não ter uma periodicidade definida. Em sua última edição, a matéria de capa trouxe a Marcha das Mulheres em Salvador, dia 8 de março, com destaque para as bancárias empunhando faixas com palavras de ordem pelo fim da violência e em defesa da igualdade. A perspectiva é de que publicação se torne mensal.
De Salvador,
Camila Jasmin