Olinda: 475 anos de História e Luta Política

Nesta sexta-feira (12) a cidade de Olinda comemora aniversário de 475 anos. Na programação, O prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) planejou uma grande festa com direito a bolo gigante, desfiles de blocos e muito mais. Olinda é um dos mais importantes centros culturais do Brasil e desde a gestão de Luciana Santos (PCdoB), ex- prefeita, a Cidade tem se mostrado cada vez mais para o mundo com sua cultura popular e sua histórica beleza.

olinda

Em 1982, Olinda foi declarada pela Unesco como Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Com esse titulo, inscreveu-se na lista de monumentos mundiais e se destaca ao lado de belíssimos bens da humanidade, como por exemplo, a Catedral de Notre- Drame, em Paris, o sitio arqueólogo de Nemrut Dag, na Turquia, o Parque Nacional do Serenget, na África e a Cidade do Vaticano, entre outros 400 monumentos no mundo todo.

É a sede de um dos mais animados, populares e tradicionais carnavais do país. Olindenses e turistas percorrem suas ladeiras estreitas dançando ao som de bandas de frevo e maracatu. Blocos que já se tornaram tradicionais, além dos famosos bonecos gigantes que participam o tempo todo da festividade. Olinda é sempre a primeira cidade a entrar em clima de carnaval, em dezembro, já tem clima de festa e todo final de semana ensaio dos blocos de rua para o carnaval. De acordo com a Secretaria de Cultura do município, cerca de 200 mil foliões por dia passam pelas ladeiras, divididos em diversos blocos que se encontram na esquina conhecida como “Quatro Cantos”.

Ao caminhar pelo sitio histórico percebe-se que a história do Brasil ficou mantida nos casarões coloridos, característicos do povoamento português colonial, as marcas das disputas do período colonial brasileiro nas imponentes igrejas e museus, a vista de toda cidade do Recife e do oceano, o agradável vento dos coqueiros e de sua vegetação tropical. Olinda possui um significativo conjunto de construções datadas dos séculos XVI, XVII e XVIII, que encanta quem a visita. Além disso, a cidade foi cenário de disputas que entraram para a história do Brasil, como a Guerra dos Mascates, no século XVIII. Ela foi fundada por Duarte Coelho Pereira em 1537, para sediar a Capitania Hereditária de Pernambuco. Seu desenvolvimento esteve estreitamente ligado ao ciclo da cana-de-açúcar, na época, europeus disputavam para morar em Olinda. Em 1631, porém, foi dominada e destruída pelos holandeses, que transferiram a capital para Recife.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA:
06h – Repique dos sinos
15h – Chegada da comitiva da Coral com autoridades subindo pela Rua 15 de Novembro com um cortejo de orquestra de frevo com bonecos gigantes para fazer a pintura simbólica.
17h30 – Ida do cortejo formado pela comitiva da Coral e demais autoridades vindo da Licoteria para o Palácio dos Governadores para o início das festividades.
18h – Solenidade oficial
18h30 – Parabéns e o corte do bolo
19h – Início dos shows

Atrações:
Spock Frevo Orquestra
Alceu Valença
D’Breck
Patusco

Cortejos:
Pitombeira (saída da 27 de janeiro)
Elefante (saída do Amparo)
Vassourinhas (saída do Largo do Amparo)
Flor da Lira (saída do Largo do Amparo)
Marim dos Caetés (saída do Amparo)
O Bagaço é Meu (saída da Estrada de Bonsucesso)
Maracatu Leão Formoso (saída do Amparo)
Encontro de Ursos (saída da Prudente de Moraes)

Os cortejos seguirão até o Palácio dos Governadores, passando pelas ruas Prudente de Moraes, 4 Cantos, Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento e 27 de Janeiro.

Gestão comunista

Eleita recentemente vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Barbosa de Oliveira Santos é ex-prefeita de Olinda por dois mandatos consecutivos e vitoriosos e atual secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

“De certo modo, a experiência de Olinda contribuiu para testarmos a nossa compreensão da nova orientação que vem sendo proposta pelo PCdoB, agora ainda mais refinada pelas Resoluções propostas ao XII Congresso. Passamos – a política do PCdoB aplicada à condução de um Governo Municipal – no teste. Cabe agora corrermos para corrigir as insuficiências e continuarmos avançando”. De acordo com Luciana Santos, o PCdoB adotou como sentido político fundamental de sua experiência em Olinda a vinculação de suas ações administrativas ao projeto nacional das forças democráticas e populares do País, que buscam derrotar o neoliberalismo e dar um novo rumo ao Brasil.

Em 2005, na gestão de Luciana Santos, Olinda foi eleita pelo Brasil a primeira Capital Brasileira da Cultura. Antes da gestão de Luciana Santos, Olinda era conhecida pelas suas ladeiras e pelo tradicional carnaval de rua. Hoje, não só as ladeiras e o carnaval, mas também todas as manifestações populares são valorizadas e perpetuadas por todo o país. A essência cultural de Olinda aflora no formoso sitio histórico, palco de uma multidão apaixonada pela historia, arte, dança, música. São pessoas simples que brincam e trabalham juntos para o enriquecimento da história cultural de Olinda, a qual é mantida há 475 anos.

Gestão Atual

Superando as expectativas e as pesquisas, que sinalizavam para um segundo turno em Olinda, o candidato Renildo Calheiros (PCdoB), obteve 56,43% dos votos válidos e venceu as eleições logo no primeiro turno. Com a vitória de Renildo, a ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB) foi a primeira prefeita olindense a eleger o seu sucessor. Luciana Santos atribuiu a vitória principalmente à forma limpa como a campanha foi conduzida e ressaltou que a gestão do correligionário será bem mais tranqüila que a sua. “Em 2001, quando fui eleita, não tinha nem Eduardo, nem Lula. Além disso, peguei uma gestão com um déficit de R$ 30 milhões. Hoje, temos um cenário de R$ 400 milhões de investimentos”.

De acordo com o Prefeito Renildo Calheiros, o foco deste ano continua sendo a infra-estrutura da Cidade, que já melhorou muito, mas ainda pode atrair mais investimentos, turistas e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos olindenses.

O presidente do PCdoB em Olinda, Macelino Granja, afirmou que o trabalho comunista na Cidade de Olinda tem sido ótimo. Segundo ele, durante os anos da gestão de Luciana Santos e agora com Renildo Calheiros, buscou-se melhorar, principalmente, a infra-estrutura da Cidade, que antes havia sido abandonada por causa da ausência política de desenvolvimento. “Buscamos elevar o padrão urbanístico de Olinda, que estava abandonado. Com isso, conseguimos melhorar muito a qualidade de vida da população, ao mesmo tempo em que foi possível atrair investimentos privados, gerando mais empregos. A gestão do PCdoB procurou vincular o futuro de Olinda ao futuro do Brasil, com o governo do Presidente Lula ficou melhor ainda.” Macelino Granja, disse ainda que o PCdoB se fortaleceu em Olinda e o reconhecimento disto foi a reeleição de Luciana Santos e a eleição de Renildo Calheiros, continuando a linha de trabalho democrático e participativo que vem dando certo.

Do Recife,
Elaine de Paula.