Olinda comemora 475 anos de história

O dia 12 de março é data de festa em Olinda. É dia de comemorar o aniversário de 475 anos da cidade e a prefeitura preparou uma programação especial para marcar o momento. Além de desfile de blocos, shows, repique de sinos e corte do bolo, o roteiro conta com a entrega de um grande presente oferecido pelas Tintas Coral aos olindenses: o Projeto Tudo de Cor pra Você, que está dando aos casarões da Rua de São Bento um novo colorido.

olinda

Por Catharina Freitas

A comemoração começa às 6h, com o repique dos sinos das igrejas do Sítio Histórico. Na parte da tarde, às 15h30, uma comitiva da Coral e autoridades do governo municipal seguem em cortejo pela Rua 15 de novembro, acompanhados por uma orquestra de frevo e bonecos gigantes. O grupo irá até a Rua de São Bento, onde fará a pintura simbólica de um dos casarões. A solenidade contará com a presença dos moradores e de artistas da cidade como Alceu Valença.

No final da tarde, às 18h, o Prefeito Renildo Calheiros e o Presidente da Coral iniciam solenidade oficial em frente ao Palácio dos Governadores em comemoração ao aniversário de Olinda, que será seguida pelos parabéns e o corte do bolo recheado com goiabada e cobertura de glacê. A iguaria pesará 475 e será oferecido pela Padaria Esmeralda e a Predileto Alimentos.

A partir das 19h, o público presente poderá prestigiar os shows de Spock Frevo Orquestra, Alceu Valença, D´Breck e Patusco. Além disso, várias agremiações da cidade iniciam cortejo pelo Sítio Histórico. Participam do desfile do Elefante, Pitombeira, Vassourinhas, Encontro de Ursos, O Bagaço é Meu, Maracatu Leão Formoso, Flor da Lira e Marim dos Caetés, entre agremiações. O cortejo passará pelas ruas Prudente de Moraes, 4 Cantos, Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento, 27 de Janeiro e seguirá até o Palácio dos Governadores.

Cores novas – Em parceria com a Prefeitura de Olinda, a Coral traz para o município o projeto Tudo de Cor para Você, que promove a revitalização da pintura dos casarões da Rua de São Bento, tradicional recanto de ateliês e cultura pernambucana. O resultado da iniciativa poderá ser visto durante a comemoração do aniversário da Marim dos Caetés, no dia 12 de março.

Ao todo, serão revitalizados 45 imóveis localizados, incluindo o Fórum, Palácio dos Governadores, Arquivo Público Municipal e Mosteiro de São Bento, somando 9.371 metros quadrados de fachadas revitalizadas. São casarões coloniais portugueses que, atualmente, são utilizados de formas diversas, entre residências, pousadas, ateliês, comércio entre outras. Para tanto, a revitalização inclui além do consumo de 3.232 litros de tinta, todo o processo de limpeza, conserto de rachaduras e outros ajustes necessários.

A escolha das cores utilizadas na revitalização aconteceu através de um estudo orientado por registros históricos, baseadas em referências dos técnicos de preservação de patrimônio da Prefeitura de Olinda e do IPHAN com o objetivo de resgatar, preservar a memória e a beleza do local. Dentre as cores selecionadas, destaque para o uso dos Amarelos Estrela Cadente e Milho Indiano, os tons de Verde Calypso e Colina, e o tom de rosa Atmosfera Romântica.

PROGRAMAÇÃO:
06h – Repique dos sinos
15h – Chegada da comitiva da Coral com autoridades subindo pela Rua 15 de Novembro com um cortejo de orquestra de frevo com bonecos gigantes para fazer a pintura simbólica.
17h30 – Ida do cortejo formado pela comitiva da Coral e demais autoridades vindo da Licoteria para o Palácio dos Governadores para o início das festividades.
18h – Solenidade oficial
18h30 – Parabéns e o corte do bolo
19h – Início dos shows

Atrações:
Spock Frevo Orquestra
Alceu Valença
D’Breck
Patusco

Cortejos:
Pitombeira (saída da 27 de janeiro)
Elefante (saída do Amparo)
Vassourinhas (saída do Largo do Amparo)
Flor da Lira (saída do Largo do Amparo)
Marim dos Caetés (saída do Amparo)
O Bagaço é Meu (saída da Estrada de Bonsucesso)
Maracatu Leão Formoso (saída do Amparo)
Encontro de Ursos (saída da Prudente de Moraes)

Os cortejos seguirão até o Palácio dos Governadores, passando pelas ruas Prudente de Moraes, 4 Cantos, Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento e 27 de Janeiro.