Parque Cecap terá evento em homenagem as mulheres

Uma série de atrações devem animar a 5ª edição da caminhada, “Mulheres Por um Mundo Mais Humano”. Organizada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) em parceria com o Gabinete da vereadora Luiza Cordeiro (PC do B), à atividade tem por objetivo homenagear e manter viva à luta feminina. O evento também serve de comemoração pela aprovação do projeto da vereadora Luiza Cordeiroque trata sobre orientação e prevenção da gravidez na adolescência.

“É um instrumento para manter viva à causa das mulheres, que evolve o fim total da opressão e de qualquer forma de discriminação”, declarou Flávia Tanaka, presidente da UBM – Guarulhos. A concentração para a Caminhada será no próximo domingo, dia 14, às 8h, em frente ao Clube do Parque Cecap.

O percurso da Caminhada envolve a Avenida Odair Santanalli (pista de cooper do Parque Cecap próxima ao Hospital Geral) e passa também pela Praça Mamonas Assassinas. Findado o trajeto, as participantes retornam ao Clube, onde poderão conferir a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM), que promete embalar a atividade tocando ritmos dançantes. Além de poderem caminhar e dançar, às mulheres em especial, já que homens também podem participar do evento, terão a sua disposição oficinas terápicas, lúdicas e estéticas.

Ao comentar a iniciativa da UBM, Luiza disse que a atividade é significativa em dois aspectos, “o da luta e da confraternização”. Outro quesito relevante para Luiza é o fato de à Caminhada acontecer em Guarulhos, no Parque Cecap. “Muitas vezes, às mulheres de nossa cidade não têm como acompanhar as atividades que acontecem em São Paulo, na Praça da Sé, por exemplo. Já à Caminhada – Mulheres por um Mundo Mais Humano – é mais próxima, assim, mulheres simples como às donas de casa têm oportunidade de participar”, declarou.

Em 2009, cerca de 500 pessoas participaram do evento, para este ano, a organização espera um público bem maior. Quem quiser obter mais informações, pode ligar para o telefone 2440-9913. A concentração para a 5º edição da caminhada “Mulheres por um Mundo Mais Humano”, acontece na Avenida Monteiro Lobato 3.415, em frente ao Clube do Parque Cecap, ao lado da ABB.

Projeto aprovado trata da orientação e prevenção da gravidez na adolescência
Apreciado em segunda votação na Câmara Municipal de Guarulhos, o projeto que pretende instituir no calendário oficial de eventos da cidade, a “Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência” foi aprovado pelos parlamentares presentes na sessão de quinta-feira, 4, por unanimidade. De autoria da vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) a propositura segue agora para a sanção do prefeito Sebastião Almeida.

Pelo texto do projeto, o Executivo Municipal poderá celebrar convênios com órgãos e instituições públicas ou privadas de ensino superior e técnico, visando à realização, na semana temática, de palestras, exposições e debates abertos sobre o assunto. Os debates deverão abordar temas como os riscos, responsabilidades e conseqüências sociais, civis e criminais.

A propositura ainda estimula a realização de programas de orientação que envolvam a rede pública de Saúde municipal, com a participação de psicólogos, médicos, sociólogos, magistrados, advogados, promotores de justiça, professores, pedagogos e demais profissionais que direta ou indiretamente atuem no âmbito da formação, educação, preservação da saúde e do direito da criança e do adolescente.

Como justificativa ao projeto, Luiza Cordeiro apresentou estatísticas do Ministério da Saúde que apontam que de cada 30 bebês que nascem anualmente no Brasil, 30 são de mães adolescentes. “É certo que se faz necessário um programa de orientação e prevenção da gravidez na adolescência, tendo a finalidade de reduzir tais situações, evitando-se, por exemplo, que adolescentes deixem a escola vindo a trabalhar em subempregos para manter seus filhos”, argumenta a vereadora.

Ainda comentando sua iniciativa, Luiza chama atenção para outro problema que uma gravidez precoce pode trazer: “em situação de desespero muitas adolescentes procuram o procedimento de aborto em clinicas clandestinas, ou a ingestão maciça de remédios, o que coloca suas vidas em risco, nestes casos é necessário que o poder público de amparo. Prevenção e orientação ainda são os melhores caminhos”, conclui.

SERVIÇO:
5ª Caminhada “Mulheres Por um Mundo Mais Humano”.
Data e Local: 
14/03 Domingo às 8h, em frente ao Clube do Parque Cecap.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares