Sem categoria

Exército boliviano adotará o lema "Pátria ou Morte, Venceremos!"

O presidente da Bolívia, Evo Moraes sugeriu que as forças armadas de seu país passem a utilizar o slogan de esquerda "Pátria ou Morte, Venceremos!", usado pelo exército de Cuba. Nesta sexta-feira, Morales defendeu a medida durante coletiva de imprensa na sede do governo, em meio a críticas de ex-militares e civis direitistas.

"Estão tentando modificar minha decisão, mas tudo será em vão, ela vai ser aplicada", afirmou Morales que, além disso, descartou a possibilidade de ser realizada uma consulta popular sobre o uso do lema, que alguns vinculam à guerrilha de Ernesto "Che" Guevara.

"Não vai haver nenhum referendo, isso foi debatido com os militares de alta patente e (eles), felizes e orgulhosos, aceitaram, assim, como o reconhecimento, como bandeira de guerra, da wiphala", a insígnia indígena, cujo uso também sofre resistência em alguns setores conservadores do país.

Quando dizemos "morrer antes que escravos viver" no hino nacional, significa "pátria ou morte", afirmou.

Morales acusou de traidores os ex-comandantes militares que questionaram o uso desse slogan.

"Esses ex-comandantes cometiam traição à nação. Com que moral podem falar se traíram sua instituição e a pátria, e permitiram a retirada de seus recursos naturais?", questionou.

O novo lema substitui o antigo "subordinação e constância: viva a Bolívia".

Fonte: AFP