Sem categoria

ONU alerta para situação de minorias e migrantes na Itália

Em visita de dois dias ao país, Navi Pillay, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, diz que teve a chance de conhecer a realidade de algumas questões discutidas com o governo italiano, como a situação das minorias, dos migrantes e aqueles que procuram asilo na Itália.

Em comunicado, ela disse que manteve encontros com autoridades italianas, ministros e representantes de organizações não governamentais.

Instituição

Navi afirmou que visitou dois campos de ciganos na periferia de Roma e ressaltou que teve a chance de conhecer a realidade de algumas questões discutidas com o governo italiano, como a situação das minorias, dos migrantes e aqueles que procuram asilo na Itália.

Ela também disse que enfatizou às autoridades a necessidade de liberdade de imprensa e o estabelecimento de uma instituição de promoção e proteção de direitos humanos no país.

Segundo Navi, as preocupações centrais relacionadas aos migrantes estão ligadas à políticas de criminalização e segurança que levam homens, mulheres e crianças que não cometeram nenhum delito a passar mais tempo na prisão do que os próprios condenados.

Ciganos

Ela afirmou que levantou questões sobre os direitos humanos dos ciganos, como cuidados com a saúde e educação, especialmente os que vivem em acampamentos espontâneos.

Navi ressaltou que estava alarmada com relatos negativos sobre migrantes e ciganos por parte da mídia, políticos e autoridades.

Segundo ela, uma pesquisa com mais de 5,5 mil reportagens de televisão mostrou que apenas 26 não relacionavam imigração com crimes ou segurança.

Fonte: Rádio das Nações Unidas