Anápolis prevê instalação de Espaços Digitais em Escolas Públicas

O Diretor de Ciência e Tecnologia de Anápolis, Fabrizio de Almeida Ribeiro explica a previsão da aplicação de 64 Espaços Digitais para a rede municipal de ensino. Uma parceria com o Ministério da Educação.

Repensando em novas perspectivas do ensinar e do aprender face às novas tecnologias, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, prevê a instalação de 64 novos Espaços Digitais até junho deste ano. A proposta é para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino em parceria com o ProInfo/Ministério da Educação (MEC). 

 
Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia de Anápolis, Fabrízio de Almeida Ribeiro, os Espaços Digitais compõem o Programa Anápolis Digital, atendendo uma média 30 mil alunos da rede. Cada espaço possui 18 computadores, uma impressora a laser, internet banda larga do MEC. “Há também 12 salas de recursos multifuncionais para a educação inclusiva, contendo TV LCD, scanner, impressora multifuncional, computador, teclado colméia, software de comunicação interativa, armário, mesas, jogos pedagógicos, entre outros”, afirmou. 
 
O diretor explicou ainda que o sistema operacional utilizado nestes computadores é o Linux Educacional. “Assim é possível promover a política de difusão e popularização do software livre nas instituições públicas de nossa cidade”, acrescentou. 
 
ProInfo 
 
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo é uma ação educacional criada para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações – TICs na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
 
O MEC, por sua vez, compra, distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em contrapartida, os governos locais (prefeituras e governos estaduais) devem providenciar a infra-estrutura das escolas, indispensável para que elas recebam os computadores que ainda, selecionam as escolas do município.
 
 
Fonte: www.anapolis.go.gov.br
www.fabrizioribeiro.blogspot.com