Ferrosul: a um passo dos trilhos
“Muito provavelmente a obra será incluída no PAC 2”. A afirmativa é do secretário executivo da Casa Civil, Giles Carriconde Azevedo, que recebeu a comitiva gaúcha Pró-Ferrosul durante a visita à Capital Federal. Na última sexta-feira, 12, um grupo de dez pessoas esteve em Brasília realizando visitas com o intuito de articular a inclusão da ferrovia no PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento).
Publicado 17/03/2010 17:46 | Editado 04/03/2020 17:11

A Carta do Encontro Regional Pró-Ferrosul e um abaixo assinado por lideranças da região foram os documentos entregues. Além disso, outros encontros fizeram parte do roteiro das lideranças. O vereador do PCdoB de Passo Fundo, Juliano Roso, e a representante da empresa Ferroeste, Dóris Margareth de Jesus foram recebidos nos Ministérios do Planejamento e dos Transportes.
Segundo Juliano, que é um dos membros do Comitê, além do responsável pela pasta dos Transportes e do Ministério do Planejamento e o secretário Executivo da Casa Civil, apresentaram as melhores perspectivas possíveis para a Ferrosul. Embora sem confirmação oficial, nas conversas travadas pelo vereador e outros representantes da comitiva gaúcha, que estiveram nos ministérios, o retorno foi inequívoco: Passo Fundo faz parte do traçado e o PAC 2 deve contemplar a ferrovia. O volume de pedidos para que a obra seja incluída no programa seria um dos pontos favoráveis, além da posição estratégica do município.
A efetivação da ferrovia “depende de uma decisão técnica e de mais pressão das partes que têm interesse neste pleito”, analisou Juliano. Ainda segundo ele “a impressão que a gente tem é de que ele (Giles Azevedo) não quis anunciar a inclusão da obra porque a Ministra Dilma o fará no dia 29 (data para divulgação dos investimentos previstos para o PAC 2).
Afonso Carneiro Filho, representante do Ministério dos Transportes, elabora os mapas é o responsável técnico pela formulação das ferrovias brasileiras. De acordo com Juliano, ele afirmou que nos três mapas elaborados, Passo Fundo está incluído por ser “o entroncamento rodoviário mais importante do norte do RS”. Carneiro Filho também teria encaminhado uma nota técnica favorável ao traçado.
“Vamos ficar na expectativa aguardando o documento final”, disse Juliano. No dia posterior ao anúncio do PAC, Dilma Rousseff cumpre agenda no Estado. “No dia 30 a ministra vem ao RS, talvez em sua última atividade como chefe da Casa Civil. Vamos tentar participar da agenda dela”, disse o vereador que espera otimista pelo encontro já com a notícia de inclusão da ferrovia no programa federal. A próximas atividades do Comitê Pró-Ferrosul serão definidas em reunião entre os membros.
FONTE: Jornal Diário da Manhã – Passo Fundo RS