Dia Mundial da Água terá uma série de atividades na Bahia

A Bahia terá uma vasta programação para celebrar o Dia Mundial da Água, 22 de março. Além do tradicional Grito da Água, que acontece na próxima segunda-feira, às 15h, com caminhada do Campo Grande à Praça da Sé, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) também organizou atividades para promover o debate e a reflexão sobre a importância do cuidado com a água nas atitudes cotidianas, visando mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável.

Uma destas atividades é o ao espetáculo teatral Olho d'Água, que, por meio de imagens sensoriais e recursos audiovisuais, pretende revelar a relação do homem com o desperdício, a poluição e a perda da água. A peça será encenada em Salvador e mais quatro cidades do interior da Bahia.

As apresentações em Salvador serão realizadas na próxima terça-feira (23), às 19h30, no Teatro Martim Gonçalves, no bairro do Canela, e na terça (30), às 19h30, no Centro de Cultura Plataforma, na praça São Brás, em Plataforma. A entrada é franca. O espetáculo também terá duas sessões gratuitas em Barreiras, outras duas em Feira de Santana, além de uma sessão em Itabuna e Eunápolis, com datas e locais a serem confirmados.

Promovido pelo Ingá, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia, o musical pretende utilizar a arte como parceira para despertar a consciência do homem sobre seu papel na preservação dos bens naturais. Durante a peça, o espectador é convidado a imaginar um mundo com a crescente perda da água potável e disponível para suas necessidades básicas.

Cajazeiras

A data será lembrada também no bairro de Cajazeiras, onde a organização ambiental e cultural Cajaverde organiza a V Caminhada em defesa da água e da vida. O evento acontece no dia 24 de março, com concentração na Rotula da Feirinha ás 7h. O destino é a praça da Fazenda Grande II em frete a sede da Cajaverde. A caminhada será finalizada com plantio de mudas e intervenção cultural com grupos da comunidade.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. A cada ano, a instituição escolhe um tema relacionado ao importante bem natural, para ser discutido em todo o mundo. Para este ano, o tema Água Limpa para um Mundo Saudável foi escolhido para estimular a reflexão sobre a importância da qualidade da água na vida das pessoas. O objetivo é mostrar que, na gestão das águas, a qualidade é tão importante quanto a quantidade.

De Salvador,
Eliane Costa com agências