BA: Souto nega participação na chapa de Serra
Citado pela Folha de São Paulo como alternativa à vice na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para a Presidência da República, em reportagem publicada nesta terça-feira (23/3), o presidente do DEM na Bahia, Paulo Souto, negou a informação e reiterou que é candidato, sim; mas a governador.
Publicado 23/03/2010 18:15 | Editado 04/03/2020 16:20
“Com a expectativa de confronto entre a senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu (TO), e o líder do partido no Senado, Agripino Maia (RN), o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, pode surgir como alternativa”, afirma o jornal. Ainda segundo as especulações alvitradas pela Folha, Kátia tem o apoio do comando do DEM, mas, em contrapartida, enfrenta resistência de parte do PSDB por conta da sua identificação com os ruralistas. Maia, por sua vez, é bem quisto pelos tucanos, entretanto não dispõe de suporte partidário nem agregaria tantos votos.
Através de sua assessoria, o ex-governador do grupo do falecido senador Antonio Carlos Magalhães apressou-se em negar que tenha sido sondado pela direção nacional do DEM para ocupar a vaga de vice de Serra na corrida presidencial. Souto se disse “lisonjeado” com a menção do jornal paulista – o de maior circulação no país -, mas reafirmou interesse ao Palácio de Ondina, onde deve disputar a preferência do eleitorado baiano com o atual governador, Jaques Wagner (PT), e o ministro da Integração Regional, Geddel Vieira Lima (PMDB).
Geddel, inclusive, seria o motivo das considerações da Folha. Com a desistência de Souto na Bahia, o PSDB baiano estaria com o caminho livre para apoiar o ministro. Esse fato se concretizaria na condição de o PMDB abrir mão do palanque presidencial de Dilma Rousseff no estado. Até o momento, o ministro Geddel tem se declarado integrando o mesmo projeto político eleitoral de Lula.
“Alimentar essa especulação só pode servir aos adversários que vêem sua candidatura crescer aqui no Estado”, afirmou, em nota, a assessoria de Paulo Souto, destacando que a candidatura do democrata ao Governo baiano estaria sendo tratada, dentro do partido, como “uma das principais apostas em todo o país”.
De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Folha de São Paulo e Bahia Notícias